Leitura em 5 minutos | 14/07/2022

Estudo de caso: VoIP para restaurantes

VoIP phone service background
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Como o telefone tradicional, o VoIP pode ser usado por muitos tipos de empresas e negócios. Cada empresa se beneficiará com esta tecnologia de forma diferente. Neste caso, vamos mostrar-lhe como um sistema telefônico VoIP pode ajudá-lo a melhorar seu relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas.

Necessidades telefônicas dos restaurantes

As necessidades telefônicas em um restaurante às vezes podem parecer muito simples, um telefone e uma pessoa para atendê-lo, mas se você realmente quer satisfazer seus clientes, você tem que considerar todas as opções que você tem para tirar o máximo proveito disso. Com o VoIPstudio podemos ajudá-lo, desde a configuração mais simples para uma cafeteria, até um grande restaurante que precisa de mais opções para lidar com todos os clientes.

Seja para iniciar um novo negócio (abrir um restaurante), ou ter que mudar de fornecedor por uma razão ou outra, o VoIPstudio é muito útil por causa da rapidez e facilidade com que é montado e pronto para ir.

Podemos fornecer novos números para seu negócio em pouco tempo, ou podemos portar seus números existentes em pouco tempo. Nenhuma instalação física é necessária a menos que haja uma preferência por parte de nossos clientes.

Embora o VoIPstudio requeira apenas um dispositivo (computador ou celular) compatível com o aplicativo e conexão à Internet, você também pode usar nossos sistemas com um telefone convencional ou mesmo um Telefone celular. Isto seria suficiente para receber e fazer ligações de qualquer lugar do mundo.

Possibilidades e opções com o VoIPstudio

Ter um bom sistema de comunicação com o cliente é crucial, especialmente na atual situação pandêmica. As pessoas não estão mais totalmente à vontade em locais públicos por medo de pegar a doença e há uma infinidade de regulamentações que impedem que as empresas possam sobreviver, pois dependem de pessoas que chegam fisicamente às instalações. Isto faz com que seja necessário que a comunicação seja primorosa.

A pandemia nos ensinou, mas mesmo assim, pandêmica ou não, é importante ter um bom atendimento ao cliente para que todas as necessidades do cliente possam ser atendidas em uma única ligação. A perda de tempo dos clientes pode fazê-los mudar de idéia se estiverem tendo dificuldades para fazer uma reserva ou fazer um pedido de entrega.

Com as configurações do VoIPstudio, você tem muitas possibilidades, dependendo do meio de comunicação que tiver disponível. Você pode ativar nossos números no WhatsApp business para fazer reservas e pedidos através do WhatsApp, você também pode informar com uma locução se tiver um website para fazer reservas.

No VoIPstudio você pode definir várias vagas de emprego: Reservas, cozinha, administração, etc. Em cada uma dessas posições você pode decidir de onde prefere atender as ligações ou de onde quer fazê-las: Aplicativo móvel, um telefone IP sem fio ou de mesa, ou de um computador. Você pode simplesmente tocá-las todas ao mesmo tempo e atender de onde for mais conveniente.

Exemplo de Hardware:

Yealink T19PNYealink W60P
Equipamento Físico

Para facilitar o fluxo de ligações e o trabalho do gerenciador de ligações, muitas configurações podem ser feitas. Por exemplo, você pode criar uma secretária eletrônica, para criar uma mensagem de boas-vindas, ou uma caixa de correio com uma mensagem personalizada com o horário, feriados ou qualquer outra necessidade.

Exemplos de configurações de telefones para restaurantes

Se um restaurante tem muitos pedidos de take-away, mas também muitas reservas, você pode usar uma secretária eletrônica (URA – IVR) para pedir aos clientes que façam reservas através do WhatsApp ou de um website.

Por outro lado, você também pode dar àqueles que precisam fazer um pedido a oportunidade de fazê-lo através de uma conversa. Na mensagem, você pode simplesmente dizer-lhes para ficarem em espera e contatar um funcionário do restaurante, para que quem atender as ligações tenha menos peso sobre eles.

O atendimento automático pode dizer, por exemplo: “Obrigado por ligar… Para fazer uma reserva, você pode enviar um WhatsApp para este número e entraremos em contato em breve” ou “Para fazer uma reserva, vá para www.myrestaurant.com”.

Se o cliente ainda estiver ao telefone, você pode acrescentar: “Para fazer um pedido, fique em espera e entraremos em contato com você em breve”.

Outro cenário pode ser que você só diga que você só aceita nos invernos porque no verão você tem muitas pessoas e não consegue acompanhá-las. Então você pode estabelecer um horário de verão e inverno, se eles telefonarem no verão você pode criar uma mensagem que notifique os clientes diretamente, por exemplo:

“Obrigado por ligar …, se você quiser fazer um pedido, informo que não entregamos até X-X-X, para fazer uma reserva envie um WhatsApp para este número ou fique em espera e estaremos com você em breve”.

Quando é inverno, outra resposta é automaticamente selecionada, o que permite a entrega em domicílio ou em viagem, e a mesma se você tiver férias todos os anos. No software VoIPstudio, você pode configurar um horário para esses dias específicos, e pode notificar seus clientes com uma mensagem de que você está fechado e quando você estará de volta.

Outras características VoIP para seu restaurante

Uma das utilidades que podemos aproveitar ao máximo é a separação de ligações por horário. Ou seja, se eles ligam durante o horário de trabalho, a ligação é atendida, e se não, uma mensagem é enviada dizendo que estamos fechados e então confirmamos nosso horário com o cliente. Por exemplo:

“Obrigado por ligar… infelizmente estamos fechados, informamos que nosso horário de atendimento é das 9h am às 15h pm”.

No VoIPstudio há um recurso que pode ser muito útil, estamos falando de gravações de ligações, para que você possa ouvir uma ligação novamente caso tenha esquecido o pedido ou não tenha certeza se o escreveu corretamente. Uma característica interessante da gravação de ligações é que você não precisa armazenar as gravações em seu aparelho e ficar sem espaço, elas são armazenadas na Nuvem (Cloud), você pode escutá-las através do aplicativo e até mesmo baixá-las.

Integrações com livros de reserva online

Se você já tem uma reserva virtual, você pode integrá-la com o sistema telefônico. Assim, quando você receber uma ligação, poderá identificar se a pessoa que está ligando é um cliente regular ou descobrir rapidamente se a pessoa que está ligando tem uma reserva pendente. Fornecendo acesso rápido aos detalhes da reserva para descobrir o status e fazer ajustes, se necessário.

Este é o caso da integração do VoIPstudio com Restoome reservation book.

Por que recomendamos o VoIP para restaurantes?

VoIP não é apenas uma vantagem quando se trata de ter opções diferentes, mas também tem preços muito bons e uma mobilidade muito boa. Enquanto outras soluções pedem preços muito altos, no VoIPstudio por apenas 8$ por mês, você poderá executar uma extensão e um sistema de numeração. Todas as outras Funcionalidades PABX de que falamos durante o Post são gratuitas.

Caso você tenha que mudar de local, não precisa mover telefones, centrais telefônicas ou se preocupar com coisas quebrando e perdendo dados, pois tudo é armazenado na Nuvem e pode ser recuperado em segundos. Se por acaso, eles mudarem de local, pode ser oferecido rapidamente outro número com o código de área de seu novo local e até mesmo um país diferente.

De que você está esperando? Comece a trabalhar com o VoIPstudio e ofereça a seus clientes o melhor serviço possível.

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