Leitura em 5 minutos | 07/10/2022

VoIP empresarial vs VoIP de consumidor – Qual é a diferença?

VoIP phone service background
Serviços VoIP

O VoIP para empresas e consumidores usam a mesma tecnologia subjacente e oferecem características semelhantes. Mas existem diferenças significativas entre os dois segmentos. O VoIP empresarial é projetado especificamente para pequenas, médias e grandes organizações. O VoIP de consumo é desenvolvido para uso individual para comunicação pessoal.

A distinção entre as duas ofertas é mais do que uma nomenclatura. Os serviços VoIP empresarial oferecem características que estão ausentes no VoIP de consumo (BYOD, filas de ACD, auto-recepcionista). Isso torna o VoIP empresarial mais caro do que os serviços ao consumidor. Outras diferenças incluem segurança, facilidade de uso, tempo para instalação, flexibilidade, escalabilidade e qualidade, entre outras.

Funcionalidades

Serviços VoIP de consumo como o Skype ou Discord oferecem ligações de áudio e vídeo pela Internet. Muitos também oferecem recursos adicionais como mensagens instantâneas, mensagens de texto, ligações para celulares e telefones fixos, ligações em grupo, etc. Embora estes sejam recursos importantes para uso individual, as empresas os acharão insuficientes para suas necessidades

Os serviços VoIP para empresas oferecem recursos muito mais sofisticados, além daqueles listados acima. Recursos-chave como música em espera, auto-recepcionista, gravação de ligações, transcrição automática de correio de voz, e outros que estão incluídos por padrão. As organizações podem registrar números de discagem gratuita,, vanity numbers (números de vaidade), e números locais em diferentes regiões. Elas também podem tirar proveito de integrações de terceiros com sistemas empresariais como o Salesforce ou Zoho.

Preços

O abismo entre as características se manifesta em outra área – preços. Aplicativos de consumo como Skype e FaceTime operam no modelo freemium. Os clientes podem usar as principais características do serviço como ligações básicas de áudio e vídeo gratuitamente. Outros recursos como ligar para números móveis e telefones fixos exigirão ou uma assinatura ou uma taxa única.

O preço dos serviços VoIP empresariais depende de muitas variáveis, incluindo o número de números de telefone ou linhas que você deseja comprar, o número de funcionários da organização, o tipo de recursos incluídos no plano, etc. Como tal, o VoIP empresarial pode custar tão pouco quanto $25 por mês ou centenas de dólares Se houver necessidade de uma demanda mais grande de recursos.

Seguridade

Tanto consumidores quanto empresas gostariam que sua comunicação fosse privada e segura. Entretanto, há uma diferença significativa no tipo de protocolos utilizados na VoIP de consumidores e empresas. Alguns aplicativos como o Skype usam protocolos proprietários que os especialistas de terceiros não podem examinar ou verificar.

As ofertas VoIP para empresas geralmente utilizam padrões da indústria e algoritmos comprovados. Os serviços empresariais também podem incluir recursos extras de segurança que podem ser gerenciados pelo administrador organizacional. Usuários individuais têm controle sobre suas próprias contas e telefones, mas mudanças em todo o site só podem ser feitas pelo administrador.

Os serviços dos consumidores não têm tais opções e os usuários não têm escolha, exceto confiar no prestador do serviço.

Garantias do serviço

As ligações VoIP de consumidores viajam pela Internet pública onde não há garantia de velocidade ou qualidade da rede. Os serviços ao consumidor também utilizam conexões peer-to-peer em vez de largura de banda dedicada. Muitos usuários confiam em Wi-Fi ou dados móveis para fazer ligações. Todos esses fatores afetam a confiabilidade das ligações e a qualidade de áudio. Não há garantia de que suas ligações estarão completas ou de que você terá áudio claro.

Os serviços comerciais oferecem Acordos de Nível de Serviço que garantem um certo nível de qualidade. O SLA delineia padrões de qualidade, define limites de tempo de inatividade e oferece compensação se determinados critérios não forem atendidos. As empresas têm conexões de Internet mais rápidas com mais largura de banda do que os usuários residenciais. Ele garante a confiabilidade e a qualidade.

Qualidade de áudio e vídeo

O VoIP usa codecs para converter sinais sonoros em pacotes de dados que podem atravessar a Internet. Estes codecs também comprimem os dados para permitir uma transmissão mais rápida. Alguns codecs utilizam algoritmos de compressão agressivos que sacrificam a qualidade pela velocidade. Outros utilizam menos compressão para preservar a qualidade, mas isso significa que as ligações requerem mais largura de banda.

Os serviços VoIP de consumo preferem codecs de alta compressão para compensar a velocidade lenta da Internet. Os serviços empresariais, por outro lado, utilizam codecs que são voltados para a preservação da qualidade de áudio

Suporte ao cliente

Muitos aplicativos de consumo não oferecem opções de suporte. Nesses casos, os usuários têm muito pouca ajuda se e quando algo estava errado. Isto é especialmente verdade para os serviços que utilizam o modelo freemium. Os serviços VoIP residenciais oferecem um pouco mais de ajuda na solução de problemas.

Business VoIP services have a much wider array of support options. Clients can contact the vendor via Os serviços VoIP para empresas têm uma gama muito mais ampla de opções de suporte. Os clientes podem contatar o fornecedor via texto, e-mail, telefone, bate-papo on-line e muitos outros canais. Grandes prestadores de serviços até mesmo fornecem agentes dedicados para lidar com clientes específicos. Alguns fornecedores também oferecem consultas gratuitas ou pagas para avaliar a prontidão da rede antes que a empresa mude para VoIP.

Em geral, os serviços ao consumidor são mais fáceis de configurar e usar. Os serviços comerciais exigem configuração manual e as configurações podem ser direcionadas de forma individualizada. Os serviços também oferecem mais opções de controle e customização.

Tenha em mente que alguns prestadores de serviços proíbem especificamente as empresas de utilizar planos residenciais sob seus termos de serviço. Enquanto alguns empresários e proprietários de pequenas empresas se contentam com o VoIP de consumo, mais cedo ou mais tarde, você irá superá-lo. Os serviços comerciais oferecem mais dinheiro e é apenas uma questão de selecionar o fornecedor certo para suas necessidades

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