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Apesar da proliferação maciça de VoIP nos mercados consumidor e empresarial, não há muitas pessoas que realmente entendem o que significa VoIP e como ela funciona.
Também é às vezes chamado de telefonia pela Internet, serviço telefônico de banda larga, telefonia IP e muitos outros termos. VoIP é uma sigla que significa Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo Internet).
Como o nome sugere, VoIP é um grupo de tecnologias que permite que a voz seja transmitida através da Internet em vez de através da RTPC: Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).
Embora os provedores VoIP também ofereçam serviços relacionados como o envio de mensagens ou videoconferência, sua função essencial é a de alimentar as ligações de voz.
A diferença fundamental entre as ligações telefônicas normais e VoIP é que estas últimas evoluíram de tecnologias baseadas em IP em vez de padrões de telecomunicação.
Fazer uma ligação VoIP requer alguns dos mesmos passos que uma ligação telefônica tradicional. Alguns dos processos envolvidos são sinalização, configuração de canais, desmontagem de sessão, codificação, etc.
Além disso, a experiência do usuário permanece em grande parte a mesma. A maioria dos telefones IP baseados em hardware também parecem e sentem o mesmo que os telefones comuns. Os usuários não precisam de nenhum treinamento para fazer ligações VoIP, embora a implantação de VoIP dentro de uma empresa exija conhecimento técnico e experiência.
Muitas das mesmas características que estavam há muito tempo disponíveis nas linhas PSTN também estão presentes nas redes VoIP, tais como correio de voz, ligações em conferência, fax, etc.
As ligações VoIP são transmitidas através da Internet enquanto as ligações PSTN são transmitidas utilizando comutadores de circuito TDM. O VoIP é muito mais eficiente e menos dispendioso quando comparado com as ligações analógicas.
É também muito mais flexível e compatível com a última geração de tecnologias baseadas na Internet, ao contrário da RTPC. Os recursos avançados da VoIP incluem correio de voz visual, grupos de ligações, painéis de controle online, etc.
Como o VoIP é baseado em protocolos IP, a inovação é muito mais rápida quando comparada à RTPC. Embora seja relativamente nova, já houve grandes melhorias na tecnologia, rede, hardware e software desde as primeiras implantações de geração.
O VoIP pode ser implementado usando padrões de código aberto ou protocolos proprietários. O Protocolo de Iniciação de Sessão é o mais utilizado, mas existem outros como H.323, MGCP (Media Gateway Control Protocol), Real-Time Protocol (RTP) etc.
Além disso, há vários outros padrões que são usados para streaming de áudio/vídeo ou para implantações e configurações específicas.
Os codecs de áudio servem uma função importante na telefonia VoIP – estes são os bits de software responsáveis pela conversão de sinais de áudio em dados digitais e vice versa.
Os codecs de áudio são a razão pela qual as ligações telefônicas podem ser transmitidas pela Internet como qualquer outra mídia, como e-mail, documentos, imagens, etc.
Além disso, os codecs também são responsáveis por comprimir os dados para economizar largura de banda. Portanto, a maioria dos codecs tem dois aspectos importantes – uso de áudio de alta qualidade e largura de banda.
Alguns codecs comprimem os dados para economizar largura de banda, de modo que um grande número de ligações simultâneas seja possível.
No entanto, muitas vezes isso se dá ao custo da qualidade de áudio. Por outro lado, há vários codecs que oferecem áudio de alta qualidade, mas que, por sua vez, consomem muita largura de banda.
Como as conexões de Internet se tornam mais rápidas e baratas, o uso da largura de banda pode deixar de ser uma preocupação. Mas até lá, as empresas precisarão encontrar um equilíbrio entre qualidade e uso de dados.
Como a VoIP usa o Protocolo em Tempo Real, não há garantia de que todos os pacotes de dados chegarão ao destino ou que estarão em ordem seqüencial. A RTP foi escolhida por ser rápida, mas sem garantia de entrega.
É por isso que o VoIP é visto como sendo menos confiável que a rede PSTN. Em geral, o VoIP enfrenta problemas com latência, tremores, atrasos e outros problemas de pacotes. Como resultado, QoS ou Qualidade de Serviço é um termo muito importante em VoIP.
Normalmente, as configurações de QoS determinam a qualidade da ligação, previnem interrupções ou quedas de ligações e mantêm a conexão telefônica, mesmo quando a rede está congestionada.
Em muitas implantações corporativas, a QoS defeituosa é a razão da má qualidade das ligações VoIP, mesmo que a rede possa ter acesso à Internet de alta velocidade e outros pré-requisitos.
Em alguns aspectos, a aparência da tecnologia VoIP parece inevitável. A população humana em todo o mundo está aumentando rapidamente e os ambientes de negócios estão constantemente mudando graças à tecnologia de nuvem, Internet, mídia social e outras tendências.
As antigas redes PSTN não eram realmente capazes de lidar com a nova realidade digital. O VoIP é mais econômico, flexível, inovador e eficiente.
Para o consumidor médio, a mudança para VoIP pode economizar centenas de dólares por mês em contas telefônicas – especialmente ligações de longa distância ou internacionais. As empresas também podem ver uma tremenda economia de custos, mas o VoIP tem benefícios ainda mais atraentes para as empresas.
O VoIP permite que uma organização conecte todos os seus funcionários – independentemente da localização, fuso horário, dispositivo e plataforma de computação.
A nova realidade de teletrabalho, funcionários que trabalham em casa, espaços de trabalho móveis e atividades comerciais é melhor suportada pela VoIP. Não é de se admirar que o uso do VoIP esteja aumentando constantemente em grande parte do mundo.
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