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Ferramentas digitais como e-mail e publicidade on-line estão se tornando rapidamente essenciais para qualquer estratégia de marketing. Entretanto, o telefone continua sendo a ferramenta de marketing mais importante para a grande maioria das empresas. Como os telefones fixos baseados na PSTN têm muitas limitações em um mundo cada vez mais digital, não é surpresa que a adoção dos sistemas VoIP tenha se acelerado nos últimos anos. Embora os telefones sejam a espinha dorsal essencial para qualquer organização, certos departamentos como vendas e marketing dependem deles em maior medida do que outros.
Os telefones continuam sendo o método de comunicação número um para uma organização. Você usa os telefones para contatar parceiros, clientes, potenciais clientes, etc. Alguns clientes podem contatá-lo através de outros canais, mas a maioria ainda prefere usar o telefone. A importância dos telefones para a estratégia de marketing não pode ser subestimada.
Mas não basta apenas ter telefones que possam atender a todas as suas necessidades de comunicação de voz. A qualidade do áudio nessas ligações é igualmente importante. Seus clientes precisam da garantia de que suas ligações serão atendidas sem muita espera ou atraso. Uma vez que eles cheguem à pessoa que estão ligando, eles devem ser capazes de ter uma conversa sem interrupção e áudio ruim. Como mais organizações estão se acostumando com seus sistemas VoIP, muitas estão percebendo que a qualidade é importante.
QoS significa qualidade de serviço no mundo da VoIP. Poucas pessoas fora da indústria estão cientes deste termo, mas QoS detém a chave para seu marketing, vendas e qualquer outro departamento que dependa dos telefones. Então, o que exatamente isso faz? Antes de respondermos, precisamos analisar algumas das questões que podem degradar sua qualidade de áudio.
Jitter, latência e perda de pacotes são alguns dos problemas que sua rede pode enfrentar ao lidar com o VoIP. Estes problemas acontecem principalmente porque as ligações telefônicas são especialmente sensíveis a atrasos. As ligações de voz são aplicações em tempo real, ao contrário do que se diz no e-mail. Para um e-mail, não importa se os vários pacotes de dados estão fora de ordem ou com o atraso de alguns segundos entre eles. Quando você abre o e-mail, o texto estará intacto.
A mesma coisa não se aplica a ligações telefônicas. Mesmo um atraso de um ou dois segundos se tornará perceptível quando as pessoas estiverem tentando conversar umas com as outras. Se os pacotes não chegarem na ordem correta no destino, você perderá certas palavras ou ouvirá ecos. Como você pode ver, isso certamente não é o ideal quando se interage com os clientes.
A definição da QoS em seu hardware de rede vai contribuir muito para resolver estes problemas. Quando uma ligação é feita na rede de dados, ela tem que passar por vários equipamentos de rede como roteadores, modems e switches. Se todo o hardware for configurado para priorizar os dados de voz acima de tudo, a qualidade não será prejudicada. Na ausência de QoS, cada um destes pontos pode se tornar um gargalo que torna as ligações de voz mais lentas.
Suponha que você acabou de atualizar para um sistema VoIP a partir de seu antigo PABX baseado na PSTN. Você forneceu treinamento para todos os seus funcionários e todos estão felizes em começar. Todo este preparo não dará em nada se a QoS for ignorada ou configurada incorretamente. Quando seu departamento de marketing ou agentes de vendas entram em contato com potenciais clientes, você realmente não quer problemas de qualidade. Ligações perdidas ou descartadas, ecos ou estáticas na linha e outros problemas não transmitem uma imagem positiva de sua empresa.
Muitas empresas mudam para serviços VoIP hospedados para apresentar uma imagem profissional para o mundo exterior. No entanto, ligações de voz de baixa qualidade podem prejudicar essa mesma imagem. A QoS não é o único aspecto com o qual você deve se preocupar. Uma infra-estrutura de rede robusta, Internet rápida e hardware de qualidade (telefones, fones de ouvido, etc.) irá contribuir muito para garantir que seu departamento de marketing obtenha uma qualidade cristalina.
Nos primeiros dias da adoção do VoIP, as empresas estavam principalmente preocupadas com o preço. De fato, o preço era a maior razão pela qual as empresas que estavam longe da RTPC. Lentamente elas começaram a perceber que os sistemas VoIP tinham muitas características que os telefones fixos não podiam ou não podiam implementar. Mas só agora elas estão percebendo a importância da qualidade e da segurança. Ainda hoje as organizações tendem a preferir os serviços VoIP que oferecem mais características do que poderiam precisar. Somente depois de começarem a utilizar o serviço é que percebem que deveriam ter se concentrado também na qualidade.
Este talvez seja o maior argumento a favor de demonstrações gratuitas ou períodos de teste. A maioria dos confiáveis fornecedores de VoIP oferece pelo menos 30 dias de teste gratuito para clientes potenciais. Isto permite que você experimente o sistema em condições reais e se certifique de que ele atenda às suas exigências. Se você encontrar problemas de qualidade durante a demonstração, você pode passar rapidamente para algum outro serviço. Como em qualquer outro aspecto dos negócios, a qualidade é importante!
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