Leitura em 5 minutos | 20/09/2022

Serviço telefônico VoIP – a ligação certa para sua empresa?

VoIP phone service background
Serviços VoIP | VoIP empresarial

“Sr. Watson – venha aqui – quero vê-lo”, foram as primeiras palavras já pronunciadas por telefone. Aquela sentença inominável, proferida por Alexandar Graham Bell, inventor do telefone, em 10 de março de 1876, a seu assistente Thomas Watson, daria início a uma nova era para as comunicações. Muito aconteceu desde então, incluindo o advento dos telefones sem fio e da telefonia através da Internet, também conhecidos como serviços de Voz sobre IP ou VoIP Phone.

Se você telefonou recentemente para alguém via Skype ou WhatsApp, você usou a tecnologia VoIP. Você e mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, de acordo com a Juniper Research. Hoje a Internet está gradualmente substituindo os telefones fixos de cobre como o principal meio para ligações de voz.

As empresas também estão se juntando à festa, com a Blueface Research relatando que 61% das empresas estão mudando de sistemas de telefonia fixa para configurações de telefones VoIP. Em geral, é a indústria que mais cresce no mundo.

Talvez você ainda use um call center regular em sua empresa ou já tenha testado algumas soluções VoIP, mas você sente a necessidade de mais recursos e de uma solução de nível empresarial. Se assim for, continue lendo.

Tabela de conteúdo

  • O que é exatamente um serviço telefônico VoIP?
  • Um (muito) breve histórico dos serviços telefônicos VoIP
  • Tipos de ligações VoIP
  • Diferenças entre os serviços telefônicos VoIP para consumidores e empresas
  • Diferenças entre o VoIP empresarial e os serviços telefônicos tradicionais
  • Tipos de prestadores de serviços de telefonia VoIP empresarial
  • Aplicações do VoIP para empresas
  • Benefícios de um serviço telefônico VoIP empresarial
  • Serviços telefônicos VoIP na era do omnichannel (omnicanal)
  • Considerações antes de adotar os serviços de telefonia VoIP empresarial
  • O que o futuro reserva para o VoIP empresarial

O que é exatamente um serviço telefônico VoIP?

VoIP significa Voice Over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo Internet). De acordo com a Comissão Federal de Comunicações dos EUA, é “uma tecnologia que permite fazer ligações de voz usando uma conexão de Internet de banda larga em vez de uma linha telefônica regular (ou analógica)”.

Essas linhas telefônicas analógicas também são conhecidas como Public Switched Telephone Networks (PSTN), que estão em vigor desde 1800. O acrônimo VoIP pode ser decomposto nestes dois elementos:

  • Voice over. O VoIP leva sinais de voz e os empacota em pacotes de dados menores, prontos para serem enviados ao destinatário através da Internet.
  • Protocolo Internet. Ao contrário das PSTNs, que usam números de telefone para identificação do usuário, o VoIP usa endereços IP (Internet Protocol) únicos para identificar cada usuário.

Para funcionar, o VoIP transforma sua voz em um sinal digital antes que ela chegue ao destino. Isto é conhecido como comutação de pacotes e significa quebrar a conversa em pequenos pacotes de dados sem monopolizar um circuito. Se o receptor estiver usando um telefone analógico, o sinal será transformado novamente em um sinal telefônico regular.

Uma (muito) breve história dos serviços telefônicos VoIP

Mas qual é a história dos serviços telefônicos VoIP? Eles existem desde 1995, quando foi lançada a primeira aplicação VoIP com fins lucrativos. Ainda assim, pode-se dizer que suas raízes podem ser rastreadas até 1938, com a invenção do Vocoder, o primeiro sintetizador de voz eletrônico. No entanto, eles não ganhariam tração até que a Internet chegasse à adoção em massa.

Embora mais adiante fornecesse muitas outras características e aplicações, o objetivo original da VoIP era conseguir economia de dinheiro em ligações de longa distância e internacionais. Acredite ou não, houve uma época em que as ligações telefônicas poderiam ser bastante caras. Na verdade, o primeiro negócio de Steve Jobs foi vender “caixas azuis” que permitiam ligações gratuitas internacionais de voz – embora ilegais -.

2001 testemunhou o lançamento do primeiro serviço telefônico VoIP empresarial. Alguns anos mais tarde, a Skype se juntaria às fileiras como o mais popular serviço VoIP para consumidores da época. A primeira década do século 21 e sua alta largura de banda sempre ligada à Internet geraria uma série de provedores de serviços de telefonia pela Internet (ITSPs). Tanto é assim que em 2003 o número de ligações VoIP saltou para 25% de todas as ligações de voz.

Com a chegada dos primeiros telefones com Wi-Fi no lado do hardware e o lançamento do WhatsApp em 2009 e do FaceTime da Apple em 2010, o VoIP se tornaria um smartphone e iniciaria sua jornada para se tornar o padrão mundial de ligações de voz.

Ao longo dos últimos 30 anos, a qualidade das ligações VoIP também evoluiu. Na década de 90, os resultados foram freqüentemente subestimados devido a conexões de banda larga inadequadas e as altas especificações de computador necessárias para gerenciar as primeiras ligações VoIP. Felizmente, as ligações VoIP melhoraram com o tempo, e agora elas atendem ou superam a qualidade das linhas fixas convencionais.

Tipos de ligações VoIP

Uma vez resolvidas as origens dos serviços telefônicos VoIP e a tecnologia que os alimenta, podemos analisar o hardware necessário para fazer uma ligação VoIP. Centenas de dispositivos podem fazer isso, mas a maioria deles se enquadra em três categorias:

  1. Computadores e dispositivos móveis. Estes são a principal porta de entrada para fazer ligações telefônicas VoIP. Esta categoria inclui computadores de mesa, laptops, tablets e smartphones. Desde que possuam um alto-falante e um microfone (ou uma conexão de fone de ouvido), você provavelmente será capaz de gerenciar.
  2. Telefones VoIP dedicados. Este tipo de hardware é ótimo para qualquer pessoa sem conhecimentos de informática, pois você pode conectá-los diretamente a um computador e fazer uma ligação telefônica sem nenhum conhecimento técnico.
  3. Adaptadores telefônicos analógicos. Mesmo um telefone analógico antigo pode fazer ligações VoIP, pois um simples adaptador transformará o sinal em um formato digital.
Types of VoIP calling

No futuro, os dispositivos IoT trarão serviços telefônicos VoIP para todos os tipos de dispositivos, incluindo geladeiras, alto-falantes inteligentes, ou até mesmo máquinas de café, de modo que a lista se tornará quase infinita.

Diferenças entre os serviços telefônicos VoIP para consumidores e empresas

Antes de nos aprofundarmos em soluções VoIP comerciais complexas, analisaremos os serviços telefônicos VoIP para consumidores e suas características. O Skype, lançado em 2003, seria uma das mais conhecidas soluções VoIP para computadores. Inicialmente, só permitia ligações de voz, mas logo integrou as videochamadas, compartilhamento de arquivos e outros recursos. O próximo passo seria o primeiro aplicativo telefônico VoIP, também chamado de VoIP móvel.

Esta próxima etapa na evolução do VoIP se revelaria crítica. Até então, uma grande massa de usuários começou a usar seus smartphones para fazer ligações telefônicas em rede que contornavam (principalmente a nível de custo) as restrições das operadoras de telecomunicações. No início, nos estágios iniciais da era 2G e 3G, algumas empresas de telecomunicações até tentaram cobrar tarifas especiais sobre os dados VoIP para evitar a perda de lucro. Essa estratégia logo falhou, e aplicativos como o WhatsApp se tornaram a solução favorita para fazer ligações de voz.

E compreensivelmente assim, como a VoIP oferece muitas vantagens, incluindo ligações gratuitas e o uso de múltiplos dispositivos, desde laptops, smartphones, tablets ou computadores de mesa. Então, quais são as principais características atualmente oferecidas pelos serviços telefônicos VoIP para consumidores? Eles geralmente permitem:

  • Ligações gratuitas de voz e vídeo
  • Discagem direta de entrada (DID – Direct Inbound Dialling)
  • Mensagens SMS
  • Compartilhamento de arquivos
  • Chats – batepapo
  • Ligações múltiplas
  • Lista de endereços

Até agora, tudo bem. Mas quais recursos adicionais os serviços telefônicos VoIP comerciais trazem para a mesa? Por que as PMEs e as grandes empresas estão mudando para plataformas VoIP?

Os call centers tradicionais exigiam grandes números de telefones fixos e sistemas analógicos de roteamento complexos, tais como centrais telefônicas para lidar com ligações telefônicas. Não é surpreendente que as empresas também tenham feito rapidamente a transição para a nova geração de serviços telefônicos VoIP.

Assim como o VoIP do cliente, as versões comerciais são soluções de software, mas com conjuntos de recursos muito mais ricos para cobrir as necessidades das empresas, desde pequenas e médias empresas até grandes corporações.

Em primeiro lugar, o VoIP comercial ou empresarial oferece opções de configuração mais profundas, já que os requisitos para as empresas podem variar muito. Mas as diferenças com o VoIP de consumo não terminam aí. Estas seriam algumas das características encontradas nas soluções empresariais que estão em falta ou menos desenvolvidas do que suas contrapartes de consumo:

  • Em relação ao gerenciamento de ligações, eles adicionam música em espera, auto-recepcionista, gravação de ligações ou transcrição automática de correio de voz à mensagem mixada.
  • Filas de ACD, que são filas personalizadas para encaminhar ligações com base em regras pré-definidas.
    Serviços de emergência 911, registro de números gratuitos e a capacidade de ligar para números no código de área 900.
  • Integração com CRM. As ligações são apenas uma parte da equação, pois as empresas precisam racionalizar seu marketing e serviços ao cliente, segmentar os usuários e rastrear a satisfação do cliente. Portanto, as integrações de terceiros são cruciais.
  • Traga seu próprio dispositivo (BYOD – Bring your own device). Os trabalhadores podem usar seus próprios dispositivos com contas e serviços corporativos.
  • Recursos de segurança, com privilégios de acesso e um painel de administração.
  • Ligações de voz de maior qualidade, graças a codecs de compressão mais baixos.
  • Conferências. Salas de conferência com um número ilimitado de usuários.
  • Melhor suporte ao cliente em comparação com as soluções para o consumidor.
  • Envio e recebimento de fax.

Além das características básicas, os modelos de preços também variam muito. Enquanto o VoIP para consumidores geralmente depende de modelos freemium, o VoIP empresarial pode oferecer tarifas que variam entre menos de 100$ por mês e centenas de dólares de acordo com o número de usuários, linhas e recursos adicionais.

Diferenças entre o VoIP empresarial e os serviços telefônicos tradicionais

Tendo esclarecido as diferenças entre o VoIP para consumidores e empresas, é hora de comparar este último com a abordagem tradicional do serviço telefônico. Qual é a diferença entre eles? Como em muitas outras áreas, os call centers mudaram gradualmente de uma abordagem de hardware para um modelo centrado em software, principalmente na nuvem. Para resumir, poderíamos descrevê-los assim:

  1. Os serviços telefônicos tradicionais utilizam centrais telefônicas de hardware e telefones fixos físicos. As centrais telefônicas, também conhecidas como PBX (Private Branch Exchange), podem ser instaladas no local ou hospedadas. Os primeiros podem ser comprados e instalados no local, enquanto os segundos podem ser alugados de terceiros. Isto significa que os sistemas no local têm custos iniciais mais altos e os sistemas hospedados geralmente têm taxas mensais de aluguel.
  2. Os serviços telefônicos VoIP são baseados em software, portanto todos os números de telefone são virtuais, e o acesso à central telefônica é geralmente concedido através de uma interface web. Esta tecnologia é conhecida como PBX virtual e fornece uma solução mais acessível e flexível. O mercado está evoluindo para esse tipo de solução.

Tipos de prestadores de serviços de telefonia VoIP empresarial

Há vinte anos, havia uma nítida divisão entre as companhias telefônicas tradicionais e os provedores de serviços telefônicos VoIP. A primeira se concentrava nas linhas telefônicas analógicas, enquanto a segunda era puramente baseada em dados. Hoje, o cenário VoIP é muito mais complexo, com muitas sobreposições entre os atores. Uma classificação aproximada seria algo parecido com esta:

  1. Companhias telefônicas tradicionais. À medida que a era da linha fixa de cobre entra em seus crepúsculos, muitas operadoras de telecomunicações convencionais entraram na arena VoIP, desesperadas para aumentar sua lucratividade. Pense em que os guzzlers a gás da Ford se tornaram elétricos.
  2. Provedores híbridos. Eles combinam serviços on-premise e VoIP.
  3. Fabricantes de telefones. À medida que os celulares se tornam uma comodidade de baixa margem de lucro, os fabricantes tradicionais de hardware procuram entrar no crescente mercado VoIP.
  4. Prestadores de serviços puros. mpresas construídas desde o início como fornecedores de serviços VoIP com uma abordagem centrada em software. Estas empresas VoIP nativas encaminham todas as ligações pela Internet, reduzindo assim a complexidade e os custos. Muitas vezes, elas também oferecem muitos outros serviços.

Aplicações da VoIP para empresas

Muito aconteceu na arena VoIP desde o lançamento das primeiras soluções comerciais no início do século 21. Hoje em dia, as soluções VoIP podem cobrir muitas necessidades diferentes de uma organização, independentemente de seu tamanho. No entanto, estas seriam as principais aplicações para serviços de telefonia VoIP empresarial.

  1. Ferramenta de comunicação interna. Manter os funcionários conectados através de um software simples e intuitivo é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Mais do que nunca, as equipes estão espalhadas por diferentes escritórios e países, já que até mesmo a menor empresa start-up já trabalha com um grupo de talentos internacionais. Além disso, novos trabalhos a partir de tendências domésticas exigem ferramentas de comunicação interna sem interrupção.
  2. Vendas e telemarketing. A facilidade de uso e a integração de CRM significam que os serviços telefônicos VoIP são a ferramenta preferida para fins de telemarketing. Esta tecnologia permite o rastreamento de leads e prospectos através do funil de marketing e a melhoria das taxas de conversão.
  3. Suporte ao cliente e atividades do contact center. Os serviços telefônicos VoIP permitem gerenciar todas as ligações recebidas, atribuindo-as a agentes adequados e mantendo registros de cada interação. Entretanto, os clientes estão indo além das ligações de voz e utilizam uma gama de canais mais abrangente do que nunca para resolver suas dúvidas e problemas. A boa notícia é que os serviços telefônicos VoIP atendem a essas exigências, cobrindo webchats, e-mail, SMS e mídias sociais, entre outros canais.Contact center
  4. Plataformas integradas. De acordo com números do Statista, em 2022, 9.932 soluções de tecnologia de marketing estavam disponíveis em todo o mundo. E este é apenas o espaço MarTech. Assim, com um número crescente de ferramentas e canais, a integração é o nome do jogo. Os serviços de telefonia VoIP empresarial oferecem altos níveis de integração, com chamada de voz e vídeo, mensagens e integração com CRMs em uma única plataforma e painel de controle

Benefícios de um serviço telefônico VoIP empresarial

Agora que você tem uma idéia mais clara sobre os serviços telefônicos VoIP e suas características, você pode se perguntar por que mudar. Você é muito grande ou muito pequeno para usar VoIP? Quais são os benefícios exatos para sua empresa?

Dependendo do tamanho e do setor de sua empresa, você pode se beneficiar de diferentes maneiras.

  • Muitas empresas em fase de arranque e pequenas empresas podem ser retiradas do mercado, portanto, uma solução VoIP com poucos ou nenhum custo inicial permite que elas comecem a operar imediatamente. Eles só precisam fazer um pagamento mensal por usuário, e quando a empresa começa a decolar, eles podem atualizar sua solução VoIP. As soluções VoIP também nivelam o campo de atuação para as PMEs que competem com as grandes corporações, equipando as primeiras com tecnologia de ponta.
  • As empresas medianas já terão hardware legado e sistemas CRM em uso, de modo que os serviços telefônicos VoIP lhes proporcionam a flexibilidade e a escalabilidade de que precisam para uma transição suave para a telefonia pela Internet.
  • As grandes empresas devem gerenciar muitos canais e acompanhar milhares ou milhões de ligações telefônicas e outras interações. Serviços telefônicos VoIP robustos podem fazer isso com precisão.
  • Empresas de temporada como operadoras de turismo ou serviços de remoção de neve têm picos de demanda. Em vez de adicionar ou subtrair linhas terrestres, elas podem adquirir licenças de usuário adicionais por um curto período de tempo. (Os serviços VoIP lhes permitem habilitar novos números ou agentes quando necessário e apenas pelo período de tempo necessário evitando pagar por licenças vitalícias ou anuais).
  • Empresas que operam em diferentes países e mercados precisam fazer chamadas internacionais, o que pode rapidamente aumentar suas despesas gerais. Elas também devem manter suas equipes internacionais em contato com ferramentas de comunicação robustas e poderosas.

Em termos mais amplos, há muitas razões para adotar serviços telefônicos VoIP empresariais, mas estas são as principais vantagens imediatas:

  1. Mais fácil de instalar e gerenciar. O VoIP empresarial não precisa de especialistas em TI dedicados no local para trabalhar. A configuração inicial também é menos incômoda do que com PBXs físicos, e oferece uma curva de aprendizado menos acentuada. A adição de novos usuários também é mais acessível, o que nos leva ao próximo ponto.
  2. Mais escalável. É uma solução escalonável que pode crescer com uma organização, de pequenas a médias e grandes empresas. Qualquer supervisor pode adicionar novos usuários e explicar o básico rapidamente. Melhor ainda: mais pessoal experiente já estará familiarizado com a plataforma se você decidir atualizar seus planos VoIP. Portanto, menos custos de treinamento também.
  3. O VoIP empresarial é eficiente em termos de custo. As soluções VoIP podem oferecer milhares de ligações internacionais de saída por uma fração do custo de ligações fixas regulares. Além disso, as ligações de voz e vídeo entre funcionários da mesma organização serão praticamente gratuitas, tanto a nível local como internacional. As soluções VoIP geralmente têm um preço por usuário por mês. Este modelo de preços proporciona maior granularidade na administração dos custos. Por último, mas não menos importante, em muitos países, os serviços telefônicos VoIP implicam menos impostos do que as linhas telefônicas regulares.
  4. À prova de futuro. Como as linhas fixas tradicionais e os PBXs de hardware estão de saída, uma empresa pode facilmente se ver atrasada com equipamentos desatualizados. Ao contrário das soluções baseadas em hardware, o VoIP empresarial pode ser facilmente atualizado sem grandes investimentos.
  5. Flexibilidade e mobilidade. Com recursos como Bring Your Own Device (BYOD), os funcionários podem usar uma plataforma VoIP de qualquer lugar com uma conexão de Internet. Não há necessidade de telefones ou linhas fixas. Isto é especialmente útil para trabalhadores remotos (Home office) e empresas com equipes internacionais.
  6. Aumento da produtividade. O VoIP empresarial vai além do desempenho de um call center, pois também agiliza a comunicação dentro de uma empresa e fornece um hub de troca de arquivos, documentos e mensagens internas. Os usuários também podem realizar reuniões virtuais com vários colegas de trabalho ao mesmo tempo.
  7. Maior segurança e confiabilidade. Os telefones fixos tradicionais são vulneráveis a escutas. Por outro lado, os serviços VoIP se beneficiam de todas as características de segurança do mundo digital, incluindo ligações criptografadas. Com centros de dados dispersos e redundantes, a possibilidade de interrupções também é reduzida.
  8. Todas as características que você espera das linhas telefônicas regulares. Adotar esta tecnologia não significa desistir de recursos padrão como transferência de ligações, encaminhamento de ligações ou menus telefônicos de auto-atendimento.
  9. Ele facilita a vida dos supervisores do contact center. Hoje, a experiência do cliente é um dos pilares de uma organização de sucesso. Entretanto, à medida que a complexidade dos canais de contato cresce, os supervisores dos contact centers precisam ter acesso a relatórios e análises 24 horas por dia. Um único painel de controle com cada canal e interação pode ajudá-los a acelerar seu jogo.
  10. Omnichannel. Integrar uma ampla gama de canais de forma integrada em diferentes departamentos é fundamental para uma organização moderna. E para conseguir isso, é preciso ser capaz de capturar cada interação, sejam telefonemas, e-mails ou webchats, em uma única plataforma. Isto é conhecido como a abordagem omnichannel. Você pode ler sobre ela com mais detalhes no próximo tópico.

Serviços telefônicos VoIP empresarial na era do omnichannel

Como você pode ver, há muitas razões para as empresas tomarem o mergulho VoIP, mas há uma que está claramente acima do resto e merece um título separado. Como os celulares começaram como dispositivos de ligações de voz e acabaram sendo usados como câmeras e calendários, dispositivos de mensagens e jogos, bússolas, e muito mais, a VoIP se tornou um centro de comunicações. É onde ligações de voz, mensagens, gerenciamento de CRM e até mesmo fax se encontram.

A abordagem omnichannel significa que qualquer agente em sua empresa pode usar uma gama de canais de comunicação interligados. Por exemplo, um webchat pode ser seguido por uma ligação telefônica, um SMS, ou um e-mail. Então, outro agente pode levá-lo onde o último o deixou, pois todas as comunicações são registradas e classificadas dentro de um CRM. As ferramentas de voz-para-texto também permitem armazenar conversas e procurar por conversas específicas facilmente..

O Omnichannel é o futuro do marketing e do suporte ao cliente com um número cada vez maior de dispositivos e plataformas, incluindo as mídias sociais, favorecidas pelos usuários. As empresas não podem limitar seus canais de contato a um número de telefone e e-mail em seu website. Ao invés disso, elas precisam buscar ativamente novas formas de se envolver com seus clientes e leads.

Com sua abordagem digital-first, o VoIP oferece a integração mais perfeita entre texto, voz e vídeo. E numa época em que “76% dos clientes dizem agora que é mais fácil do que nunca levar seus negócios para outro lugar”, como um recente relatório da Salesforce advertiu, é mais importante do que nunca ter todas as suas bases cobertas para uma experiência de cliente impecável (CX).

Considerações antes de adotar os serviços de telefonia VoIP empresarial

Somente grandes e médias empresas costumavam desfrutar dos recursos necessários para um call center tradicional. Hoje, a VoIP pode fornecer serviços telefônicos completos para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Tanto um pequeno escritório quanto uma grande corporação podem se beneficiar da tecnologia.

Há, no entanto, algumas considerações a serem feitas antes de se tornar uma VoIP completa. Quais são os requisitos básicos para uma solução empresarial? Você deve verificar os seguintes itens:

  1. Largura de banda suficiente e conexões estáveis. Quantas ligações você faz e recebe por mês? Você é um usuário de ligações de vídeo intenso? A maioria das economias avançadas oferece conexões estáveis com a Internet. No entanto, você deve garantir que sua largura de banda atenda aos requisitos de VoIP e que todos os seus funcionários, independentemente da localização, possam acessar conexões estáveis. Como estimativa, cada ligação de voz requer 85-100 kbps (KiloBits per second) e ligações de vídeo de até 2 Mbps. Isso não deve ser um problema com as conexões modernas, mas certifique-se primeiro de acertar suas contas.
  2. Requisitos do usuário. Quantos usuários sua rede irá requerer? Você vai usar seus serviços telefônicos VoIP empresariais principalmente como uma ferramenta de comunicação interna ou como um call center completo? A revisão de suas contas telefônicas anteriores pode lhe dar algumas pistas.
  3. Orçamento e ROI. Como em qualquer decisão de compra, você deve avaliar a economia real e o modelo de preço preferido. Como mencionado anteriormente, o mais freqüente é por usuário por mês.
  4. Quais características você precisa? Como você provavelmente terá percebido após ler este artigo, os serviços telefônicos VoIP comerciais atuais fornecem uma série de recursos, alguns mais críticos do que outros. Quais são suas necessidades além da discagem por extensão, auto-atendimento e regras de roteamento de grupo de toques? Você utiliza um CRM específico? Ele é compatível com sua solução VoIP preferida? Corra através de suas soluções de nuvem atuais e certifique-se de que possa integrá-las perfeitamente.
  5. Hardware VoIP específico. Você trabalhará com fones de ouvido e aplicativos para smartphone, ou alguns funcionários se beneficiarão dos telefones VoIP? Você deve adquirir adaptadores IP para aparelhos existentes? Normalmente, nenhum hardware extra é necessário, mas você deve verificar com seu fornecedor, por via de regra.
  6. Portabilidade numérica e migração. Assegure-se de que qualquer solução VoIP possa portar seus números rapidamente. Melhor prevenir do que remediar.
  7. O que está acontecendo com sua antiga PSTN? Ao fazer a transição para um modelo VoIP, você pode querer manter uma linha PSTN como backup em caso de quedas de energia. Um plano de backup é sempre uma boa idéia, não importa quão robusto seja um sistema.
  8. Usabilidade. Os serviços telefônicos VoIP irão melhorar a experiência de seu cliente, mas também devem oferecer uma experiência suave aos funcionários. Antes de escolher sua solução VoIP, certifique-se de que seus funcionários estejam confortáveis com a interface do usuário e que os supervisores possam facilmente gerenciar o painel de administração.

O que o futuro reserva para o VoIP empresarial

A transição para VoIP está acontecendo em velocidade vertiginosa, tanto nos espaços de consumo quanto nos espaços comerciais. Portanto, mais do que se, o desaparecimento de linhas terrestres físicas é uma questão de quando. Por exemplo, em países como o Reino Unido, operadoras de telecomunicações estabelecidas como a Virgin ou a BT estão planejando transportar todas as chamadas de voz para fibra ótica até 2025.

Existem outras tecnologias que também aceleram esta tendência de diferentes maneiras:

  • 5G. Conectividade mais rápida, baixa latência e milhões de dispositivos por milha quadrada significam que a VoIP se tornará o padrão para ligações de voz. A maioria dos provedores VoIP já está trabalhando com esta tecnologia.
  • Cloud computing (Computação na nuvem). Como mencionado anteriormente, o software na nuvem é um dos pilares da VoIP empresarial. No entanto, o armazenamento na nuvem está gradualmente se transformando em computação na nuvem, o que significa que quase qualquer dispositivo, independentemente de seu poder computacional, será potencialmente capaz de fazer (e receber) ligações VoIP.
  • IoT. Isto nos leva à Internet das Coisas, onde milhões de dispositivos conectados, como máquinas de café ou geladeiras, serão capazes de enviar e receber informações, incluindo ligações de voz. Assim, o VoIP se tornará parte integrante das casas e escritórios inteligentes.
  • Óculos AR & Fones de ouvido VR. Com a chegada do Metaverso, dispositivos como óculos de realidade aumentada ou fones de ouvido de realidade virtual se tornarão uma visão comum. E as ligações telefônicas VoIP provavelmente desempenharão um papel crítico nesse hardware da próxima geração.
  • Inteligência artificial. A IA é uma força perturbadora que está transformando radicalmente a educação, a saúde, a agricultura, o marketing e outros setores. A VoIP não é diferente, e nos próximos anos, permitirá uma análise profunda das ligações de voz, incluindo reconhecimento de voz e identificação de sentimentos, ou mesmo sistemas de gerenciamento de pedidos, rastreando a identificação do chamador e monitorando o status da entrega de um produto.

Além do lado técnico das coisas, há também considerações sociais. Como o trabalho em casa ou trabalhos híbridos se tornam mais comuns, a capacidade de realizar chamadas de vídeo e voz independentemente do local e dispositivo, combinando-as com outros recursos como mensagens, só impulsionará o uso de plataformas VoIP.

Tudo levado em consideração, parece que a maioria, se não todas as ligações de voz, serão roteadas sobre VoIP até o final da década, quando o cobre terá tido seu dia. Até lá, os telefones fixos parecerão material de museu, tão desatualizados como cabines telefônicas e telefones discados. Então, voltando à pergunta inicial deste artigo – os serviços telefônicos VoIP são a chamada certa para sua empresa? -a resposta é um retumbante sim.

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