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Para que o VoIP empresarial possa competir com sucesso com o Sistema Telefônico Antigo Simples, a qualidade da voz deve ser pelo menos igual à dos telefones analógicos ou melhor. A qualidade de áudio foi uma preocupação significativa nas primeiras implementações do VoIP, quando a tecnologia era relativamente nova
Desde então, a própria tecnologia tem sido melhorada através de várias iterações. Os fornecedores da indústria também ganharam experiência e conhecimento, fazendo melhorias em seus serviços e infra-estrutura no caminho.
No entanto, garantir a alta qualidade das ligações de forma consistente pode ser um ato de malabarismo para as organizações empresariais. Isto porque a qualidade é afetada por uma série de fatores diferentes e a implementação de uma solução para um problema pode exacerbar outro.
Para a melhor e mais tranqüila experiência, a otimização da rede é uma necessidade. Isso geralmente é conseguido configurando as configurações de QoS apropriadas que indicam ao equipamento de rede que deve ser dada prioridade às ligações VoIP em relação a outras formas de tráfego.
Entretanto, o monitoramento regular das ligações e da rede é necessário para garantir que não haja muito desvio em relação à qualidade esperada. As métricas mais comuns que são usadas para medir o desempenho da rede e por extensão a qualidade de áudio, incluem latência e jitter.
Este é o atraso de tempo para mover os pacotes de voz da fonte para o destino. Em geral, esta medida não deve exceder 150ms em uma direção para evitar a deterioração da qualidade da ligação.
Se uma parte da ligação viaja através da Internet pública (que introduz sua própria latência), a latência da rede interna da organização deve ser significativamente inferior a 150ms.
Isto é essencialmente a variabilidade no atraso dos pacotes. No que diz respeito ao ponto final de origem, os pacotes foram enviados em um fluxo contínuo.
Mas como cada pacote pode ter uma rota diferente para seu destino, o congestionamento da rede ou configuração inadequada pode resultar em variações significativas no atraso dos pacotes.
Isso significa que os pacotes não serão recebidos na mesma ordem ou talvez sejam descartados inteiramente no caminho. O tremor que exceder 40ms causará grave deterioração na qualidade da ligação. Níveis elevados de “jitter” são geralmente conseqüência de velocidades lentas ou redes congestionadas.
O Jitter pode ser medido de várias maneiras diferentes, várias das quais são detalhadas em várias normas da IETF para a RTP, como a RFC 3550 e a RFC 3611. Alguns destes métodos são variação média de pacote para pacote de atraso, variação média absoluta de pacote de atraso, histogramas de variação de pacote de atraso e parâmetro Y.1541 IPDV.
É necessário que o negócio entenda cada método e o que o valor transmite, já que podem usar parâmetros ou suposições diferentes. Infelizmente, muitos fabricantes de equipamentos ou prestadores de serviços não revelam qual método utilizam para calcular os valores de jitter em sua rede ou dispositivos.
Entretanto, muitos fornecedores agora incluem valores médios de jitter em seus SLAs, para que os clientes possam ter certeza dos padrões mínimos de qualidade aceitáveis.
No que diz respeito ao jitter, uma das primeiras coisas a serem verificadas são as configurações de QoS da rede da empresa. Se a QoS não tiver sido configurada ou configurada incorretamente, os pacotes de voz não terão prioridade. Isto resultará em pacotes perdidos ou descartados.
As ligações de áudio estarão, portanto, sujeitas a altos níveis de agitação, degradando a qualidade das conversas. Se as configurações de QoS estiverem corretas e o tráfego de rede estiver em seus níveis habituais, não deverá haver nenhum jitter significativo
Pontos finais VoIP como telefones de mesa e ATAs normalmente incluem um buffer de jitter para compensar o jitter. Ter um buffer jitter garante que o dispositivo receptor seja capaz de armazenar um número definido de pacotes e depois realinhá-los na ordem correta.
Dependendo do tamanho do buffer jitter, pacotes fora de seqüência podem ser reordenados antes de serem entregues. Entretanto, isto introduz algum atraso além da latência original na redetwork.
Os amortecedores jitter nem sempre funcionam, embora o tamanho possa ser aumentado até certo ponto. Geralmente eles só são eficazes para variações de atraso inferiores a 100 ms e, mesmo assim, a deterioração da qualidade pode ser facilmente percebida pelos usuários.
Há várias ferramentas disponíveis que podem ser usadas por especialistas para isolar as fontes de jitter e removê-las. Portanto, as organizações devem tentar identificar as fontes de jitter em suas redes em vez de confiar em amortecedores de jitter.
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