Leitura em 5 minutos | 29/06/2022

Quanta largura de banda o VoIP utiliza?

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Serviços VoIP | Tecnologia VoIP | VoIP empresarial

Quanta largura de banda o VoIP usa? Em geral, as empresas têm duas maneiras de melhorar a qualidade das ligações VoIP – ou alocar mais largura de banda às ligações VoIP ou otimizar as configurações de QoS diretamente no hardware que executa a rede.

Já que todos os tipos de dados – arquivos, áudio, vídeo, documentos, etc. – podem ser usados para a realização de ligações VoIP. – estão sendo transferidos através da mesma rede, todos eles estão lutando para serem os primeiros na linha.

As configurações de QoS cuidam disso até certo ponto, pois garantem que o tráfego VoIP receba a maior prioridade, independentemente de quais outras aplicações estejam usando largura de banda no momento.

No entanto, só há muito que a otimização pode fazer. Às vezes, a empresa só tem que aumentar a largura de banda disponível. Para avaliar se mais largura de banda precisa ser alocada, é necessário saber exatamente quanto está sendo consumido pelo VoIP em sua rede.

Os cálculos de consumo de largura de banda também são necessários ao avaliar a robustez da rede antes da implantação do VoIP.

Calcular quanta largura de banda é utilizada pela VoIP não é uma tarefa difícil ou árdua, mas é necessário ter um conhecimento básico dos vários fatores que influenciam o consumo. Geralmente os fornecedores de VoIP estão dispostos a fornecer uma tabela mostrando o consumo por ligação em seus serviços para clientes potenciais.

Embora esses cálculos possam estar certos, é sempre melhor verificar duas vezes. O documento também fornecerá todos os outros detalhes, tais como codec, tipo de cabeçalho, etc., que são necessários para calcular o consumo de banda.

Fatores que influenciam o consumo de largura de banda

Overhead

Como o VoIP transmite ligações de voz pela Internet, os sinais de voz têm que ser empacotados em pacotes de dados, assim como outras formas de mídia. Geralmente são necessárias múltiplas embalagens para cada pacote que contenham detalhes como origem, destino, etc.

Esses invólucros são coletivamente chamados de overhead e permitem que o pacote seja roteado corretamente. Cada camada de embalagem, como RTP, UDP, IP e Ethernet, contribui para o consumo total da largura de banda. A sobretaxa pode variar de 25 a 35 kbps, dependendo das configurações de otimização.

Codec

O VoIP usa codecs para converter sinais de voz em dados digitais que podem ser transmitidos através da Internet. A maioria dos codecs pode ser dividida aproximadamente em duas categorias – aqueles que priorizam a qualidade em detrimento da largura de banda e vice-versa. Por exemplo, o codec G.729 utiliza algoritmos de compressão para reduzir o tamanho dos pacotes de áudio.

Isto resulta em menos do que a melhor qualidade de áudio, embora geralmente não seja perceptível. Por outro lado, o G.711 não usa compressão que resulta em ligações de alta qualidade, mas usa muita largura de banda. A diferença pode ser de até 50-60 kbps. Pode não parecer muito por ligação, mas quando multiplicada com os milhares de ligações feitas por uma empresa durante uma semana típica, o consumo de largura de banda pode somar significativamente.

Tamanho do pacote

O tamanho dos pacotes individuais está de alguma forma relacionado com as despesas gerais. Cada pacote de dados normalmente contém despesas gerais mais os dados de voz reais e o tamanho pode variar muito. Os fornecedores de VoIP hospedados usam 20ms ou 30ms para a maior parte.

O uso de pacotes de dados maiores minimiza o consumo de overhead, mas pode resultar na falta de seções se um pacote individual for perdido. Os pacotes menores terão mais sobrecarga, mas podem tolerar a queda ou a perda de pacotes.

Levando em consideração os fatores acima, uma ligação VoIP de uma hora usando o codec G.711 pode consumir até 85 MB de dados. Por outro lado, a mesma ligação pode consumir apenas 35 MB se o codec G.729 for usados.

O consumo de banda VoIP é um compromisso entre a qualidade de voz e a disponibilidade de largura de banda. A decisão correta para uma organização dependerá de suas prioridades, exigências, custos e outras considerações comerciais.

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