Leitura em 5 minutos | 13/04/2022

Vantagens e desvantagens da telefonia VoIP para empresas

VoIP phone service background
Novidades VoIP | Serviços VoIP | VoIP empresarial

Antes de atualizar para VoIP a partir de sistemas telefônicos empresariais mais tradicionais, as empresas precisam ter um claro entendimento das vantagens e desvantagens do VoIP empresarial. Nenhuma nova tecnologia está sempre livre de alguns inconvenientes, não importa quão pequenos sejam.

O mesmo se aplica à VoIP, mesmo que os benefícios superem de longe os negativos. No entanto, os poucos inconvenientes podem ser relevantes para algumas organizações empresariais e, no mínimo, as empresas devem tê-los em mente ao implementar o VoIP.

Vantagens do VoIP para empresas

Portabilidade

Os serviços VoIP para empresas fornecem acesso ininterrupto ao sistema telefônico de uma organização a partir de qualquer local, a todos os seus funcionários. Algumas vezes os usuários podem estar em casa, trabalhando em locais remotos ou no escritório da empresa. A VoIP permite que tais trabalhadores utilizem qualquer instrumento que tenham com o mesmo número de trabalho, protegendo assim sua privacidade e apresentando uma imagem profissional a todos os que ligam.

Como o VoIP não está vinculado a um determinado local ou código postal, ele não só elimina os encargos de ligações de longa distância dentro do mesmo escritório, mas também significa que o telefone pode ser usado de qualquer local de onde o funcionário esteja trabalhando durante o dia.

Custo de manutenção mais baixo

Os usuários comerciais de serviços VoIP na nuvem (Cloud) não precisam se preocupar com manutenção, reparos ou melhorias. Isso significa que eles não precisam contratar consultores ou funcionários em tempo integral apenas para gerenciar o sistema telefônico.

Mesmo as organizações que utilizam soluções de base com troncos SIP (Sip Trunking ou SIP trunks) podem reduzir o incômodo associado à manutenção de duas redes diferentes, pois o VoIP lhes permite rotear ligações telefônicas através da mesma rede que utilizam para enviar arquivos ou e-mail.

Reduzir as despesas

Toda empresa está procurando cortar custos em um esforço para permanecer lucrativa. O VoIP permite que as empresas façam exatamente isso:

  1. Eliminando os custos de ligações entre funcionários da mesma empresa, mesmo que estejam localizados em escritórios diferentes.
  2. Custo mais baixo por ligação, tanto para ligações locais como para ligações de longa distância.
  3. Proporcionar ligações ilimitadas por um preço mensal fixo, dependendo do plano escolhido.

Integrar com outras aplicações empresariais

As empresas perceberam que manter informações em silos é um potencial desperdício. É por isso que softwares e aplicativos que compartilham dados livremente se tornaram mais valiosos do que aqueles que os mantêm trancados em um jardim murado.

O mesmo se aplica ao sistema telefônico da empresa. Muitos fornecedores de VoIP estão oferecendo integração com aplicações empresariais como software CRM para facilitar o uso e o compartilhamento de dados pelos funcionários.

Melhorar a Produtividade e o Tempo de Resposta

O VoIP oferece muitos recursos avançados como correio de voz visual, fax digital e caixas de entrada de grupos que melhoram a produtividade com o tempo. Por exemplo, os faxes podem ser enviados da mesma forma que a composição de um e-mail, eliminando a necessidade de o usuário ir até a máquina de fax para enviar ou receber um fax.

Tais recursos também eliminam a demora na resposta a ligações, solicitações de suporte ou outras consultas do cliente. Os correios de voz dos clientes para o departamento de marketing podem ser encaminhados para uma caixa de entrada de grupo para serem respondidos por qualquer funcionário que esteja disponível no momento.

Desvantagens do VoIP

A maior desvantagem da VoIP é que as organizações precisam de uma conexão de Internet de alta velocidade em todos os momentos. Se a Internet sumir por qualquer razão, ela levará o sistema telefônico para baixo com ela.

A maioria das organizações tem opções de backup para tais cenários, mas pelo menos por enquanto, as empresas que operam em locais sem acesso à Internet confiável não devem implantar o VoIP em primeiro lugar.

Outro inconveniente é que é necessária energia para que os telefones IP funcionem, o que os torna menos úteis se ocorrer um desastre. As organizações geralmente conectam seus telefones à fonte de alimentação de reserva e os celulares podem ser usados até que a bateria acabe.

Como podemos ver, estes não são obstáculos intransponíveis e muitas organizações têm soluções criativas para contorná-los. Em geral, o VoIP empresarial é extremamente vantajoso para qualquer organização.

Registe-se em VoIPstudio para obter uma demonstração gratuita e veja o valor diferenciado que pode trazer à sua empresa.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!