Leitura em 5 minutos | 18/04/2023

Combatendo Robocalls com VoIP

VoIP phone service background
Serviços VoIP | VoIP empresarial

Uma das principais características do VoIP que as empresas gostam é a capacidade de lidar com um grande volume de ligações. A tecnologia é útil tanto para ligações de entrada quanto de saída. Mas as mesmas características que as empresas legítimas conhecem e adoram estão se tornando ferramentas para os golpistas. As ligações Robocalls com VoIP são o exemplo perfeito.

O que são as Robocalls?

Você já atendeu o telefone apenas para ouvir uma mensagem pré-gravada em vez de uma pessoa? Isso é um robocall. É o nome dado às ligações telefônicas que são tratadas por um computador. Tais ligações são iniciadas através de um software que toca uma mensagem no momento em que alguém atende a ligação.

A ligação automática é um recurso útil e é utilizada por muitas entidades, incluindo campanhas políticas e telemarketers. As agências governamentais também podem usá-lo para enviar anúncios de serviço público ou transmissões de emergência. No entanto, a grande maioria das ligações automáticas são fraudes ou mensagens de telemarketing ilegais.

Robocalling com VoIP

Nos últimos anos, as ligações robóticas se tornaram difundidas. Estes robocalls agora superam o número de ligações feitas por humanos, e os números continuam a aumentar. As agências reguladoras atribuem parte deste aumento ao uso crescente da tecnologia VoIP.

Os golpistas podem usar telefones VoIP para ligar para números de um país, de fora desse país. Como essas ligações não são originadas de dentro das fronteiras do país para o qual ele está ligando, as autoridades não têm jurisdição. Já é difícil rastrear a origem de tais ligações telefônicas e quase impossível levá-las à justiça.

O VoIP torna o Robocalling mais eficiente

Os telefones VoIP tornam a robocalização mais eficiente e muito mais barata do que a utilização de pessoas. As empresas não precisam pagar a pessoas para entrar em um escritório e fazer ligações telefônicas por oito horas. Os computadores podem marcar automaticamente centenas ou até milhares de números e reproduzir mensagens pré-gravadas por 24 horas por dia. Os computadores não têm que fazer pausas ou ir para casa.

Os criminosos estão usando as mesmas ferramentas que os empresários para tornar suas operações mais eficientes. Como o VoIP permite que mais de um usuário compartilhe um único número de telefone, os funcionários precisam ser capazes de definir seu próprio identificador de ligações. Os golpistas usam este recurso para ligar para vítimas insuspeitas com seus códigos de área locais, aumentando as chances das ligações serem atendidas.

Da mesma forma, as organizações precisam de uma maneira de contatar grandes grupos de clientes. Elas podem estar tentando alcançar todos os clientes atuais de um produto ou ligando para clientes potenciais para lançar novos produtos e serviços. Os fornecedores de VoIP fornecem estas características a muitos clientes. Eles não têm como saber se um determinado cliente está realizando um negócio fraudulento. Assim, um golpista na Europa é capaz de adquirir serviços VoIP e alcançar milhares de clientes americanos sem se preocupar com a lei.

Os consumidores sempre têm a opção de se inscreverem no registro nacional “Não ligar”. Mas, como era de se esperar, esta opção só funciona com negócios legítimos. Ela não impede os criminosos de perpetrarem seus golpes. O roubo é ilegal desde 2009 e, se apanhados, os telemarketers têm que pagar multas pesadas. Mas isso não impediu os robocalls.

Como lidar com as Robocalls

O papel mais importante de lidar com os robocalls é simples: nunca interagir com a ligação de qualquer maneira. Algumas pessoas tentarão alcançar uma pessoa, seguindo as opções do diretório de ligações. Isto é realmente contraproducente, pois indica ao golpista que há uma pessoa real neste número. Na grande maioria dos casos, seu número será colocado em uma hotlist e vendido para outros telemarketers. A melhor coisa que você pode fazer é desligar. Isto tem o bônus adicional de que você nunca será vítima de nenhum esquema ou fraude.

Mas o que fazer depois disso? Você pode pensar que o registro Não Ligar é inútil, pois não detém os golpistas. No entanto, isso permite que você informe tais números de telefone à FTC. Como agora você indicou que não deseja ser contatado, qualquer negócio que tente fazê-lo pode ser pego e multado.

Quando a legislação não pode proteger os consumidores, a tecnologia é muitas vezes a resposta. A maioria dos smartphones modernos oferece algum tipo de serviço de bloqueio de ligações. As ligações suspeitas de spam são sinalizadas para que você não tenha que responder a elas. Você também pode adicionar números a uma lista negra ou atender apenas ligações de números que você reconhece. Há também vários aplicativos de bloqueio de ligações que funcionam nos principais sistemas operacionais móveis. Enquanto alguns deles são aplicativos pagos, muitos deles são gratuitos.

Alguns provedores de serviços telefônicos também oferecem serviços similares, embora nem todos o façam. Apesar das operadoras terem sido pressionadas pelos consumidores para fazer algo a respeito do problema, elas têm sido relutantes em agir. Os trajes fraudulentos que fazem tais ligações são capazes de falsificar números de identificação de chamadas. Isso significa que qualquer ação por parte da companhia telefônica pode, involuntariamente, prejudicar clientes inocentes.

Autoridades e prestadores de serviços estão lutando arduamente na batalha contra os robocalls. O melhor que podemos fazer nesse meio tempo é não respondê-las.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!