Leitura em 5 minutos |

Quais são as vantagens da integração de CRM com VoIP

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia VoIP

Nos últimos anos, os consumidores e as empresas têm optado consistentemente pela atualização para sistemas VoIP. A base de clientes de linhas fixas tradicionais na rede PSTN vem diminuindo ano após ano. Isto freqüentemente é uma surpresa, mas talvez fosse inevitável. A Internet está se tornando rapidamente parte da nossa vida diária e não deve ser surpresa que as ligações telefônicas também estejam recebendo uma atualização, com um uso cada vez maior da telefonia VoIP (Voz sobre IP)

Além do baixo preço e dos recursos avançados disponibilizados pelos sistemas VoIP de última geração, os benefícios adicionais da VoIP incluem sua capacidade de integração com outros sistemas de computador. Como o VoIP utiliza padrões, formatos e protocolos baseados na Internet (em vez de confiar no padrão tradicional de telefonia), as organizações são capazes de integrá-lo com outros softwares e/ou processos de nível empresarial.

Software VoIP e CRM

Tanto os fornecedores quanto seus clientes estão explorando integrações VoIP com outros sistemas comerciais para aumentar ainda mais a produtividade e a eficiência. Quando se fala em comunicação empresarial, o primeiro software que vem à mente é provavelmente o software CRM. Os sistemas CRM são utilizados por agentes de vendas, marqueteiros, gerentes e muitos outros departamentos a fim de gerenciar o relacionamento com os clientes. Uma parte crucial do gerenciamento de tais relacionamentos é a comunicação de voz e ligações de voz.

Assim, vemos que existe um ajuste natural entre os programas VoIP e CRM. A integração entre o software VoIP e o CRM torna-se ainda mais óbvia quando se considera que muitas organizações optam por versões hospedadas de ambos os sistemas. Muitos provedores de serviços VoIP hospedados impulsionam essa integração com Salesforce – um popular sistema de CRM na nuvem (Cloud).

Integrando VoIP e CRM

Antes da atualização para VoIP, as organizações não tinham uma maneira de vincular as ligações telefônicas com os clientes com histórico de transações, informações de pagamento ou outros detalhes do cliente. A comunicação por voz e os dados de CRM existiam em silos completamente separados. Isto significava que os agentes tinham que fazer anotações manualmente dentro do software CRM em relação às ligações dos clientes e outros detalhes importantes.

Com a integração VoIP, o processo de ligar para os clientes e rastrear o histórico de comunicação torna-se automático e contínuo. Uma das formas mais óbvias de esta integração se manifestar para o usuário final é com a funcionalidade “click to call”. Para explicar esta nova funcionalidade, vamos comparar a situação antes e depois da integração VoIP/CRM.

Suponha que um agente precise ligar para um cliente para discutir detalhes importantes a respeito de um determinado contrato. O agente precisará procurar as informações relevantes no software CRM, provavelmente fazer anotações em um pedaço de papel e depois fazer a ligação a partir do escritório. Uma vez concluída a conversa, todos os detalhes importantes que devem ser retidos devem ser anotados manualmente no software de CRM. Como este é um processo completamente manual, é bem possível que certas ligações ou informações importantes se percam ou sejam esquecida.

Vejamos a mesma situação após a integração VoIP. Os agentes de vendas não precisam deixar o software CRM para fazer ligações. Na maioria dos casos, a funcionalidade “click to call” permite que eles iniciem uma conversa de voz com um cliente instantaneamente. Uma vez concluída uma ligação, os detalhes relevantes são automaticamente anotados dentro do software CRM, tais como data e hora, duração da ligação, etc. Não há necessidade de um indivíduo se lembrar de detalhes particulares, o que reduz a probabilidade de perda ou esquecimento de dados.

A Integração VoIP e CRM melhora a Produtividade

A otimização e sincronização dos diferentes sistemas empresariais oferece vários benefícios, tais como a redução de custos. Ao reduzir a necessidade de confiar na memória humana e ao automatizar o processo das chamadas de clientes, as empresas podem obter dados mais precisos e fiáveis para a gestão de clientes. Isso reduz o tempo dispensado na procura de informação do cliente, assim como a retenção dos detalhes da chamada.

Com alguns programas CRM, as chamadas VoIP podem até ser integradas com aplicações Web, para que o agente não tenha de se sentar na sua secretária ou utilizar um telefone específico para comunicar com os clientes. As chamadas podem ser feitas e recebidas através de qualquer browser num computador ou num portátil. Com o browser e notificações baseadas em aplicações, um agente nunca terá de perder uma chamada ou esquecer-se de ligar de volta a um cliente ou parceiro importante.

Esta integração permite também uma funcionalidade completa de identificação do chamador. Por exemplo, os agentes podem saudar os clientes pelo nome, uma vez que essa informação é automaticamente recuperada do software CRM com antecedência. De facto, os agentes de vendas e de serviço ao cliente podem mesmo visualizar todo o histórico de transações com determinado cliente sem pedir quaisquer detalhes, tais como números de conta.

Melhorar as relações com os Clientes

Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo, um serviço ao cliente de qualidade pode ser o facto diferenciador entre uma empresa de sucesso e uma empresa em queda. Portanto, a integração de software CRM com VoIP proporciona benefícios sob a forma de um melhor serviço ao cliente e gestão de relações. Tal integração oferece vantagens tanto a curto como a longo prazo, tornando-a uma atualização valiosa e vantajosa para as empresas.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!