Leitura em 5 minutos | 13/04/2022

O que é uma ‘PABX na nuvem’ ou ´Cloud PBX´?

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP | VoIP | VoIP empresarial

Como qualquer nova tecnologia empresarial, a indústria VoIP tem sua quota-parte justa de terminologia, jargão e termos de marketing. Às vezes, pode ser difícil diferenciar entre fatos, campanhas de marketing e publicidade. O mesmo termo pode se referir a diferentes serviços dependendo do fornecedor e o mesmo serviço pode receber vários rótulos por parte dos fornecedores, simplesmente para se diferenciar do pacote.

Qualquer pessoa interessada em sistemas VoIP empresariais terá se deparado com o termo cloud PBX (PABX na Nuvem) e se perguntado o que isso significa. Pode parecer especialmente confuso porque soa semelhante a outros termos como PABX hospedado. Em termos gerais, todos eles se referem exatamente ao mesmo tipo de serviço – serviço telefônico com funcionalidade PABX que é entregue on-line através de conexões de dados dedicadas ou compartilhadas.

PABX na nuvem (Cloud PBX)

Embora este termo tenha se tornado incrivelmente popular nos últimos anos, os sistemas PABX hospedados já existem há muito mais tempo. A razão pela qual ele está ganhando destaque agora é porque a funcionalidade PABX é fornecida através da utilização da tecnologia VoIP em vez de comutação de circuitos. Embora o PABX hospedado na nuvem possa se referir ao serviço telefônico analógico convencional, na maioria dos casos ele se refere ao VoIP.

O que o torna diferente?

O VoIP hospedado ou PABX na nuvem é possível devido às novas inovações na tecnologia relacionada à nuvem (Cloud systems). Ao invés de cada organização empresarial ter que comprar, manter e implementar seu próprio sistema telefônico empresarial dedicado, fornecedores terceiros especializados em VoIP fornecem estes serviços via computação na nuvem. É uma situação de ganho mútuo para ambas as partes, algo que pode ser uma raridade no ambiente empresarial.

As organizações ganham por não terem que imobilizar capital que poderia ser melhor utilizado em outro lugar. Manutenção regular e atualizações periódicas são realizadas pelo fornecedor, garantindo que não haja interrupção do negócio. Se algum defeito ou problema ocorrer, a solução de problemas e o suporte é resolvido pelo contratante externo. Não há necessidade de contratar pessoal dedicado para cuidar desses sistemas, fazer alterações de configuração ou adicionar novos serviços.

Os fornecedores de PABX na nuvem ganham porque são capazes de utilizar tecnologia baseada na Nuvem (Cloud based technology), arquitetura de múltiplos locatários e economias de escala para fornecer eficientemente serviços telefônicos a centenas ou até milhares de clientes de cada vez. Eles podem aproveitar sua experiência, conhecimento e capital em áreas onde isso é mais necessário.

Vantagens do “Cloud PBX”

A mudança é fácil

Com sistemas PABX tradicionais na premissa, as organizações tiveram dificuldade de fazer mudanças rapidamente. Adicionar uma nova linha, número de telefone ou instrumento poderia facilmente levar horas ou dias e a maioria das operações exigia um técnico da companhia telefônica para viajar até o escritório do cliente. Com o PABX na nuvem, os fornecedores podem implantar uma plataforma de uma só vez para milhares de usuários. Diferentes recursos e serviços são adicionados no topo da plataforma e mudanças individuais podem ser facilmente configuradas pelos próprios usuários.

A maioria dos recursos e configurações do PABX pode ser acessada através de painéis de controle on-line ou baseados na web. Usuários finais, gerentes e administradores podem todos desfrutar de diferentes níveis de acesso e privilégios. Isto significa que os funcionários são capazes de controlar recursos individuais, os gerentes podem implantar caixas de correio em grupo e configurá-las, enquanto os administradores podem alterar as configurações em um nível corporativo.

Atualizações mais frequentes com menos aborrecimentos

Com as soluções de base, o ciclo de atualização estaria vinculado à fortuna do negócio. Uma organização que está passando por tempos econômicos difíceis pode precisar das últimas características empresariais, mas pode não ter capital para atualizar os equipamentos atuais. Às vezes as atualizações são adiadas porque a organização não tem experiência interna ou não pode se dar ao luxo de contratar consultores externos.

Com o PABX na nuvem, estas questões simplesmente desaparecem. O prestador de serviços atualizará equipamentos, recursos e serviços com mais freqüência do que organizações individuais são capazes de fazer. Por outro lado, estes benefícios podem ser aproveitados por qualquer cliente, independentemente de sua situação financeira – desde que ele possa pagar suas contas telefônicas mensais.

Flexibilidade

Agilidade e flexibilidade são hoje praticamente uma necessidade para as empresas. Os sistemas PABX na nuvem são mais flexíveis do que seus equivalentes na premissa simplesmente porque podem ser configurados remotamente e entregues como um serviço. As mudanças podem ser empurradas de uma só vez para múltiplos clientes. O cliente pode facilmente ativar e desativar recursos, dependendo de suas necessidades de mudança. Os clientes também são cobrados de acordo, ou seja, eles não têm que pagar por recursos que não estão realmente utilizando.

Estes aspectos tornam o Cloud PBX muito valioso para as organizações empresariais. Eles podem escalar suas operações para cima ou para baixo, dependendo das exigências do negócio, em vez da disponibilidade de recursos financeiros ou outras variáveis não relacionadas.

A computação na nuvem (Cloud computing) mudou significativamente a forma como as organizações empresariais trabalham. Muitos departamentos, equipes de projeto e grupos agora utilizam SaaS (Software As A Service) para fluxos de trabalho diários e o serviço telefônico empresarial não é exceção. Ele permite que as organizações empresariais utilizem a última tecnologia e explorem recursos avançados para gerar valor sem o incômodo e as despesas de manutenção propriamente ditas.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!