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Como em qualquer outra indústria, o VoIP tem sua própria terminologia única. Para um interno, tudo faz sentido e eles entendem o que cada termo significa. Para um forasteiro, porém, é tudo linguajar e pode soar como uma linguagem diferente. Pior ainda, os gerentes que têm que tomar as decisões de compra podem não ter o conhecimento para escolher entre diferentes sistemas. O fato de alguns termos serem utilizados de forma intercambiável com outros também não ajuda nada.
Junto com a linguagem técnica, a indústria também está repleta de termos de marketing que não têm nenhum significado técnico. Portanto, saltar para o mundo do VoIP é um perigo para uma empresa que não sabe o que está acontecendo. Se você está considerando a mudança para VoIP, aqui está uma rápida introdução sobre o que o vocabulário técnico realmente significa.
Todos os acrônimos podem ficar confusos no início, mas são bastante simples de entender. IP significa simplesmente Protocolo de Internet. Refere-se a toda uma categoria de normas que regem várias atividades como e-mail, transferência de arquivos e telefonia. VoIP refere-se ao Voice over Internet Protocol e é aplicado a qualquer forma de ligação de voz que é implementada através da Internet em vez de POTS. SIP significa Session Initiation Protocol (Protocolo de Iniciação de Sessão), que é o padrão mais comumente usado para implementar serviços VoIP. Existem outros protocolos que as empresas podem usar, mas a maioria agora suporta este padrão universal.
Os codecs são pedaços de código que convertem sua voz em pacotes de dados que podem viajar através da Internet. Quando os pacotes chegam ao seu destino, o codec os converte de volta para áudio reconhecível pelo ser humano. Os codecs têm que equilibrar qualidade e tamanho durante a conversão. Quanto maior a qualidade de áudio, maiores serão os pacotes de dados resultantes. Pacotes maiores significam que você pode fazer menos ligações simultâneas, já que cada um ocupa muita largura de banda. Assim, algumas empresas optam por menor consumo de largura de banda enquanto outras preferem áudio de alta qualidade de acordo com sua infra-estrutura de Internet.
QoS significa Qualidade de Serviço e se refere a uma rede que garante um certo nível de desempenho e qualidade. QoS é baseado em métricas padrão e envolve a priorização do tráfego. Os pacotes de dados de voz são extremamente sensíveis a atrasos de tempo para chegar ao seu destino. Ao implementar certas regras de QoS, você pode instruir a rede a dar prioridade aos pacotes de voz enquanto outros tipos de dados são enfileirados para sua vez.
Jitter, latência e perda de pacotes podem todos afetar a qualidade das ligações de voz. A perda de pacotes refere-se ao fato de que nem todos os pacotes de dados chegarão ao seu destino. Para certas atividades como e-mail ou transferências de arquivos, uma certa quantidade de perda de pacotes é aceitável e certamente não perceptível. Mas uma vez ultrapassado um determinado limite, você começa a notar um declínio na qualidade da voz. A alta perda de pacotes leva à perda de palavras ou conversas incompreensíveis.
A latência se refere à quantidade de atraso entre um pacote de dados começando na fonte e chegando ao seu destino. Quanto maior a distância que tem que viajar, maior é a latência. A latência pode se referir ao atraso de tempo em apenas uma direção ou para a viagem de ida e volta. A latência também é um impedimento para ligações de voz de boa qualidade. Se a latência for muito alta, os chamadores acabarão falando uns sobre os outros ou haverá vários segundos de atraso para que o chamador ouça o que a outra pessoa acabou de dizer.
Finalmente, vem o jitter. Refere-se à variação nos pacotes que chegam ao seu destino. O gerenciamento do jitter é crucial para a qualidade de áudio no VoIP. O alto jitter é normalmente causado pelo congestionamento de tráfego na rede. Ele pode rapidamente degradar a qualidade de áudio a ponto de não poder ter uma conversa adequada. Você pode medir o jitter com várias ferramentas e seu fornecedor provavelmente tem um software específico que você também pode usar.
Um roteador é uma peça de hardware que a maioria das empresas já possui. É a infra-estrutura primária necessária para uma rede de dados. Portanto, se você tem acesso à Internet no escritório, você também tem um roteador em algum lugar. Os roteadores direcionam principalmente o tráfego de dados para seus destinos específicos através das melhores rotas possíveis. As configurações de QoS são geralmente implementadas nos roteadores.
Um SBC é normalmente um dispositivo físico que controla a segurança de sua rede VoIP. É um dispositivo multiuso e se você precisa ou não dele depende de suas necessidades exclusivas de rede. Um softphone refere-se a um aplicativo que você pode instalar em seu computador ou mesmo em seu telefone celular para fazer ligações VoIP. Desta forma, qualquer dispositivo pode atuar como um telefone. A maioria das organizações usa uma combinação de telefones de mesa, softphones e dispositivos móveis para seus funcionários.
Então, aí está! Estes são alguns termos VoIP chave que o ajudarão a ter um controle sobre esta nova e inovadora tecnologia.
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