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Esta é uma questão que muitas vezes surge para organizações que estão interessadas em estabelecer sistemas telefônicos VoIP. É uma grande mudança para as empresas que têm adquirido serviços de telefonia fixa de operadoras por décadas. Naturalmente, você terá muitas perguntas, especialmente se você não estiver operando em uma indústria de alta tecnologia. Então, você realmente precisa de telefones VoIP para usar um sistema telefônico VoIP? A resposta curta é não. A resposta longa – a que ninguém quer ouvir – é talvez ou provavelmente sim.
As empresas vêm em uma variedade de tamanhos e tipos. Como tal, você raramente encontraria uma solução que se adapte a cada organização que opera em uma indústria específica ou mesmo em um segmento de mercado em particular. Enquanto o software é perfeitamente adequado para uma empresa, outra pode ter dificuldades sem telefones VoIP.
Tanto a VoIP quanto a rede RTPC têm os mesmos objetivos – que é fornecer dados de voz de um usuário para outro. A diferença entre os dois reside em como cada um desempenha a mesma função. A RTPC transporta os sinais de voz ao longo de fios de cobre. Desde a primeira conversa telefônica, a infra-estrutura da RTPC tem se expandido continuamente a fim de conectar mais usuários e residências à rede. Cabos físicos têm que conectar cada telefone a fim de fazer uma ligação.
A VoIP não precisa de uma infra-estrutura física própria separada. Os protocolos VoIP convertem os sinais de voz em pacotes de dados e eles são transmitidos pela Internet via fibra, cabos ou mesmo via satélite. Após a conversão em dados, o protocolo pode manuseá-los como qualquer outra forma de mídia, como uma imagem, uma música ou um documento de texto. Como tal, o VoIP é mais semelhante ao modo de funcionamento do e-mail do que qualquer padrão de telefonia existente.
É por isso que os usuários podem fazer ligações VoIP através de qualquer cliente de sua escolha, da mesma forma que o e-mail. Não importa se você usa o Outlook ou um cliente web, você pode visualizar e gerenciar seu e-mail de qualquer lugar. O VoIP opera praticamente com o mesmo princípio. O VoIP usa vários Protocolos baseados em IP tais como SIP, UDP, RTP, SDP etc.
Uma vez entendidas as semelhanças entre o VoIP e outros sistemas baseados na Internet, podemos ver como o software desempenha um papel importante. Antes do VoIP se tornar parte do sistema convencional, a única maneira de utilizá-lo era com um computador. Antes dos telefones IP, havia o aplicativo de software VoIP. Os usuários podiam baixar e instalar o aplicativo de softphone e usá-lo para fazer ligações gratuitas ou baratas.
Quando se tornou mais popular e as empresas começaram a adotá-lo, os fabricantes apressaram-se a fazer telefones VoIP para uso empresarial. Agora existem centenas de modelos de dezenas de empresas diferentes. As organizações enfrentam uma gama desconcertante de escolhas e muitas vezes há muito pouco para distinguir entre os vários modelos.
Muitos de nós já utilizamos softphones para fazer ligações VoIP em uma capacidade pessoal. O Skype é um cliente VoIP extremamente popular (embora seja uma fonte fechada) e a maioria de nós está familiarizada com o seu funcionamento. Isso também significa que conhecemos suas limitações. A qualidade da voz pode variar substancialmente com base em muitas variáveis e a confiabilidade é sempre uma preocupação. Com que freqüência você já tentou fazer uma ligação pelo Skype e ele simplesmente se recusa a se conectar, mesmo que a Internet esteja funcionando perfeitamente bem? Tal situação é controlável para uso pessoal, mas inaceitável para as empresas.
As aplicações telefônicas têm seu lugar para comunicação pessoal e até mesmo para uso empresarial, embora para empresas menores. Uma empresa com três ou quatro funcionários pode facilmente escapar sem comprar telefones VoIP caros (para eles). Mas conforme sua organização cresce e suas exigências se tornam mais complexas, a capacidade do software para lidar com isso reduz.
A maior diferença entre o uso de uma aplicação softphone versus um telefone VoIP dedicado é o hardware. Os telefones IP possuem hardware dedicado à função única de transmitir ligações de voz. Portanto, mesmo um modelo básico fornecerá melhor qualidade de áudio do que se pode obter com os alto-falantes embutidos de um laptop ou mesmo um par de fones de ouvido. Os modelos mais caros e sofisticados terão vários alto-falantes ou microfones a fim de melhorar a qualidade de áudio.
Além disso, eles também têm telas pequenas para mostrar informações adicionais e botões de função dedicados que você pode mapear para tarefas específicas. Você pode realizar ações como colocar um chamador em espera ou transferi-los para outro ramal com o toque de um botão. É claro que você pode fazer a mesma coisa com o software (softphone), mas você tem que estar olhando para a tela e isso requer vários cliques.
Para a grande maioria das empresas, os telefones VoIP são uma necessidade. Mas você também pode usar softphones para complementar os telefones de mesa. Desta forma, os funcionários podem compartilhar telefones, em vez de se esforçarem por uma relação 1:1 entre usuário e telefone.
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