Leitura em 5 minutos | 19/04/2023

Número de apresentação da ligação de mascaramento

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia VoIP

Da mesma forma que você pode mascarar um endereço de e-mail para enviar e-mails, também é possível mascarar um número de telefone. Basicamente, alguém com más intenções pode nos enviar um e-mail de um domínio de confiança sem que ele realmente pertença a ele. Ou ele também pode nos ligar de um número de telefone que não lhe pertença para ganhar sua confiança ou apenas para não reconhecermos quem ele realmente é, e atender a ligação..

Por exemplo: É realmente comum ter um software de Call Center que esconde seu CID ou usa um número de telefone de apresentação aleatória. De tal forma que as pessoas que recebem esta ligação não serão capazes de identificar que se trata apenas de uma ligação publicitária. 

Posso saber se estou recebendo uma ligação falsa?

É difícil reconhecer se o número do qual você está recebendo a ligação está sendo suplantado. É por isso que só podemos lhe dar algumas recomendações:

  • Não atenda ligações de números de telefone desconhecidos.
  • Suspeite de ligações inesperadas.
  • Se você acha que a ligação não pertence a uma entidade real, é melhor pendurá-la e procurar o número dessa entidade e ligar para eles por nós mesmos. 
  • Não dê informações pessoais.
  • Não responda a todas as perguntas que eles lhe fizerem. “Pense duas vezes”
  • Se ainda temos dúvidas, é melhor desligar e ligar para o número de telefone por nós mesmos. 

Se você tiver sido vítima de fraude de identidade, deve se comunicar à agência reguladora correspondente. 

Como alguém suplanta uma identidade de ligação?

Some Alguns PABX, software de Call Center ou softphones permitem a personalização do número de apresentação da ligação. Estes aplicativos podem processar uma ligação mascarando o número de telefone e mostrando o que eles querem mostrar. 

Cada país tem seus próprios regulamentos, mas o cenário mais comum é que o provedor de serviços telefônicos é responsável por verificar se seus clientes estão enviando o número de apresentação de chamadas correto

Infelizmente, algumas operadoras ainda permitem que este número de apresentação de ligações seija mascarado, ou que aconteça ou simplesmente não o restrinjam. Portanto, as pessoas com más intenções só têm que procurar este tipo de operadoras permissivas.

O que posso fazer se alguém suplantar meu número de telefone?

Se você receber uma ligação dizendo que ligou para eles, mas não ligou, é muito possível que alguém tenha suplantado seu número de telefone. Você deve tentar explicar que não foi você.

Os golpistas normalmente mudam seu número de telefone em questão de minutos, uma vez que o que eles querem é não ser reconhecidos. Portanto, seu número de telefone provavelmente ficará livre e será substituído pelo de outra pessoa.

Se você quiser investigar esta fraude de identidade, a pessoa que recebeu esta ligação poderá entrar em contato com sua operadora e esta poderá encontrar a origem da ligação. Desta forma, ela poderia alertar a empresa que originou a ligação desta prática criminosa ou denunciá-la se for necessário.

Se você precisar de mais informações sobre como proteger seu sistema telefônico comercial, entre em contato com VoIPstudio.com.br.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!