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Sejamos realistas: a nuvem está em toda parte nas empresas. Cada aplicativo e pacote de software que sua empresa pode usar está se transformando em um “serviço na nuvem”. Software de contabilidade? Trazido a você pela nuvem. Aplicativos de RH ou CRM? Novamente, fornecidos pela nuvem. Parece que nem mesmo o seu sistema telefônico pode escapar do ataque implacável da nuvem. Mas será que o VoIP na nuvem é uma solução adequada para sua empresa?
As pessoas falam sobre a tecnologia da nuvem como se fosse tudo ou nada. Ou você precisa usar serviços hospedados ou fazer tudo sozinho do zero. A verdade é que se trata de um espectro. Você pode até ter um modelo híbrido que combine o melhor dos dois mundos ou confiar nos especialistas para cuidar de tudo para você.
Dito isso, os serviços de VoIP hospedado e o entroncamento SIP são os dois tipos mais comuns de sistemas telefônicos no setor. Os serviços hospedados – tudo acontece na nuvem – são a opção mais popular. No entanto, há prós e contras que você deve considerar antes de apostar tudo.
Um dos principais motivos da popularidade do VoIP na nuvem é o custo. Quando você se inscreve em um fornecedor de VoIP hospedado, não precisa gastar milhares de dólares em novos equipamentos. Também não há contrato de manutenção anual ou taxas de licenciamento de software. A única despesa será a compra de telefones SIP que possam funcionar com a tecnologia.
Por apenas US$ 20 por mês, você pode ter serviços telefônicos de classe empresarial para o seu escritório. As pequenas e médias empresas geralmente têm restrições financeiras. Você não pode simplesmente sair e comprar o melhor sistema telefônico para seus funcionários. Se o custo for uma preocupação, então o VoIP na nuvem é uma escolha fácil de fazer.
Outra coisa que falta à maioria das pequenas empresas são especialistas que conheçam os detalhes do gerenciamento de sistemas telefônicos VoIP. Você realmente pode se dar ao luxo de contratar funcionários apenas para fazer a manutenção dos telefones? Não se trata apenas de manter os telefones em funcionamento. Você também precisa proteger o sistema. Os sistemas com Internete são tão vulneráveis quanto seus computadores a ameaças maliciosas. Os hackers têm como alvo as empresas menores, pois elas estão mais expostas a problemas de segurança. Se você não proteger os telefones, poderá perder dados confidenciais e sofrer violações de segurança. Imagine os prejuízos se os telefones parassem de funcionar no meio do dia!
E se o seu sistema analógico atual estiver à beira da falência? À medida que mais organizações fazem upgrade para VoIP, está ficando mais difícil encontrar pessoas para fazer a manutenção dos sistemas mais antigos. Mesmo que você encontre alguém, talvez não encontre as peças de reposição necessárias. A configuração de seu próprio sistema baseado no local pode levar meses, desde que você tenha os recursos necessários
Mas se você precisar fazer o upgrade imediatamente, a nuvem é sua melhor opção. Um bom provedor de serviços deve ser capaz de colocá-lo em funcionamento em poucas horas!
Os serviços de VoIP oferecem muita personalização. Você pode ativar recursos para indivíduos ou para grupos/departamentos inteiros de cada vez. Mas há um limite para o que você pode fazer com as opções e configurações. Isso também significa que você não controla quando as atualizações ocorrem ou quando os usuários podem experimentar novos recursos. Em outras palavras, você não controla o sistema.
Para muitas organizações, especialmente as maiores, a falta de controle é inaceitável. Nunca se sabe quando as circunstâncias mudam e seu sistema telefônico precisa se adaptar. Talvez você não queira confiar em um terceiro quando seus próprios especialistas podem gerenciar o sistema da mesma forma, se não melhor.
Alguns setores também precisam se preocupar com a conformidade. A tecnologia VoIP envia suas chamadas de voz pela Internet. Seus dados podem trafegar por redes e hardware não seguros. Para empresas dos setores de saúde ou financeiro, isso pode ser um grande obstáculo. Apenas alguns provedores têm servidores que estão em conformidade com as normas.
Se algo der errado, quem leva a culpa? Você ou o provedor de serviços? Um pequeno erro pode lhe custar milhões em taxas, multas e perda de clientes.
Pode parecer trivial, mas os serviços de VoIP na nuvem precisam de velocidades rápidas de Internet para funcionar bem. E se a sua empresa estiver em um local com serviço ruim? Ou você não tiver uma fonte de alimentação confiável? Mesmo em 2024, as áreas rurais sofrem com a falta de acesso à Internet. Se você não tiver uma conexão de Internet rápida e confiável, a nuvem não deve ser sua primeira opção.
Como acontece com tudo em TI, a escolha certa para você pode não ser a melhor opção para outra pessoa. Portanto, considere cuidadosamente seus requisitos antes de se inscrever na nuvem.
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