Leitura em 5 minutos | 07/09/2022

O VoIP 5G é mesmo uma Possibilidade?

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia & Digitalização

Os dispositivos móveis e os smartphones têm evoluído mais rapidamente do que muitas outras tecnologias. A maioria de nós se lembra de usar conexões de dados 3G e esperar impacientemente pela atualização para 4G LTE. Agora, a 4G se tornou bastante comum na maioria dos lugares. Nos acostumamos a transmitir vídeos em movimento e baixar aplicativos em um instante.

A mudança para 4G LTE nos dá mais benefícios do que uma Internet mais rápida em nossos telefones. As velocidades da 4G significavam que finalmente podíamos usar ligações VoIP em nossos dispositivos móveis e não estavam limitadas aos telefones. As aplicações VoIP móveis estão disponíveis em todos os sistemas operacionais móveis. As operadoras telefônicas até integram as ligações VoIP na aplicação de discagem ao lado das ligações normais. Algumas operadoras desenvolveram tecnologias para que uma ligação possa ser feita através de redes celulares, conexões de dados 4G ou Wi-Fi, conforme a necessidade.

A importância da Internet para VoIP móvel

Qualquer ligação VoIP requer duas coisas – uma conexão à Internet e uma conta VoIP com um provedor. Hoje em dia, você pode se inscrever para uma conta gratuita em menos de cinco minutos. Mas uma conexão rápida com a Internet para VoIP ainda não é tão fácil de encontrar, especialmente em dispositivos móveis. As chamadas VoIP eram quase impossíveis em velocidades 3G, mas a 4G resolveu esse problema até certo ponto.

Entretanto, embora a 4G seja suficiente para as ligações VoIP de consumidores, ela não é robusta o suficiente para que as organizações confiem nela. Portanto, o próximo passo parece ser a conexão de dados 5G. Então o que é exatamente 5G e como isso pode ajudar as ligações VoIP?

Conexões sem fio 5G

Os especialistas do setor prevêem que 5G oferecerá velocidades 20 vezes mais rápidas do que as conexões existentes. Mas a tecnologia 5G é mais do que simplesmente Internet móvel mais rápida. Embora existam muitas diferenças entre 4G e 5G, há uma diferença fundamental que pode ajudar os consumidores e as empresas.

Com a tecnologia 4G, os provedores de rede atribuem uma certa quantidade de largura de banda em cada direção. Isto não pode ser alterado independentemente da quantidade de tráfego necessário para passar pela mesma conexão. Pense nisto como uma rodovia durante a hora de ponta da manhã. Todo o tráfego está se movendo em uma direção em direção ao centro da cidade, enquanto a outra direção certamente não está tão lotada. Infelizmente, não podemos usar as faixas na direção oposta para aliviar o congestionamento.

A tecnologia 5G permitirá que os prestadores de serviços façam exatamente isso. Os provedores de rede serão capazes de ajustar quanta largura de banda é alocada em uma determinada direção em tempo real. Isto significa que se houver mais tráfego em uma direção, a largura de banda da outra direção pode ser usada. Tudo isso é feito através de uma combinação de hardware e software.

Velocidades mais rápidas e tecnologia melhorada para a Internet móvel não é mais um luxo. Na verdade, ela está se tornando uma necessidade. Com cada vez mais dispositivos conectados à Internet chegando on-line a cada ano, as velocidades e a largura de banda existentes não são suficientes. Ser capaz de atribuir largura de banda em tempo real vai se tornar muito importante no futuro.

O que a conexão 5G com VoIP significa para as empresas?

5G abre novas oportunidades para as organizações empresariais atualizarem para VoIP. Você não será mais limitado pelas velocidades da Internet ou pela largura de banda. Você pode simplificar a maneira como os funcionários se comunicam entre si e com as partes externas. Velocidades mais altas também se traduzirão em áudio de melhor qualidade para a maioria das ligações.

O gerenciamento mais eficiente da largura de banda também pode melhorar outras áreas. Embora já tenhamos ligações de áudio e vídeo conferência em grupo, talvez seja possível aumentar o número de participantes. As organizações podem se beneficiar da melhoria da qualidade de vídeo e da redução do buffer. As aplicações que dependem muito dos dados verão melhorias e menos atrasos.

O salto de 4G LTE para 3G viu a criação de novos serviços. Podemos esperar novos produtos e serviços uma vez que se possua a conexão 5G. As organizações encontrarão mais maneiras de integrar as ligações ou conferências de vídeo em seus fluxos de trabalho diários. Com a realidade aumentada e virtual se tornando comum em telefones celulares de grau consumidor, o céu é o limite para as empresas.

As tecnologias de hoje não chegam às pessoas que vivem em áreas remotas ou de difícil acesso. Como resultado, muitas localizações geográficas são mal servidas e as alternativas disponíveis são caras. A tecnologia 5G ajudará as empresas e os consumidores em áreas rurais.

É Possível Fazer VoIP com 5G?

A tecnologia 5G é certamente promissora e abre novas e excitantes possibilidades. Entretanto, a tecnologia 5G ainda não está disponível em todos os lugares, mas as que podem utilizá-la terão todas as vantagens comentadas anteriormente e serão capazes de ligar com uma velocidade de internet e qualidade de áudio realmente boa. Além disso, só podemos esperar e ver que novos horizontes se abrem por causa dos avanços da tecnologia!

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!