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Integração é uma palavra-chave quando se trata de VoIP. As organizações estão sempre interessadas em fazer mais com menos e isso também se aplica à tecnologia. Se sua empresa já implantou o VoIP e os funcionários estão confortáveis com o novo sistema, o próximo passo é explorar o que mais você pode fazer com ele.
Você pode testar características sofisticadas que eram inviáveis com ferramentas PABX mais antigas (fax digital) ou que estavam fora do alcance financeiro para a maioria das empresas (autoatendimento/URA). Muitas empresas estão construindo suítes de comunicação unificadas em cima de seu sistema VoIP. O que mais você pode fazer com seus telefones VoIP?
As integrações podem potencialmente oferecer muitos benefícios para seu negócio, especialmente quando envolve ligações de voz. Com telefones analógicos de geração mais antiga, as integrações com aplicações empresariais não eram possíveis. As ligações de voz estavam confinadas a sua própria rede e não havia muitas maneiras de utilizar os dados gerados.
Por exemplo, suponha que você receba o número de contato de um cliente durante uma conversa telefônica com ele. Você não pode adicionar diretamente esses dados à sua aplicação CRM. Você tem que anotar o número e depois inseri-lo no software apropriado.
O VoIP é um jogo de bola totalmente diferente. Se você integrar o VoIP com sua aplicação CRM, você pode passar dados para frente e para trás. Os agentes de suporte podem ligar para os clientes com um único clique de dentro da aplicação CRM. Você pode gravar conversas telefônicas com os clientes e transcrevê-las automaticamente. Você pode até mesmo importar esses dados para qualquer cliente de software de sua escolha!
Isso é apenas o começo do que você pode fazer quando integra o VoIP com outro software empresarial. Não há limite para o número de integrações que você pode ter, embora o gerenciamento do fluxo de dados possa se tornar complicado depois de algum tempo.
Muitos provedores de serviços VoIP de renome oferecem integração com ferramentas empresariais populares, como aplicativos CRM, software de RH, etc. Suponha que você use Salesforce CRM em sua empresa. É altamente provável que seu serviço VoIP se integre a ele. Alguns fornecedores podem cobrar um custo extra para cada integração enquanto outros o incluem em certos planos de preços.
Essa integração pronta para uso é a melhor solução que você pode obter. Não há trabalho para você fazer além de ligar o recurso ou a configuração. Entretanto, não é possível que todos os serviços VoIP se integrem com todas as aplicações empresariais lá fora. Então, o que você pode fazer se seu provedor de serviços não se integrar com o aplicativo específico que você precisa?
Com um pouco de trabalho extra, você ainda pode fazer com que a integração funcione. Muitas aplicações e serviços baseados na nuvem oferecem APIs. API significa Interface de Programação de Aplicativos e, na maioria dos casos, API é apenas algumas linhas de código que podem importar ou exportar dados relevantes. A API faz a maior parte do trabalho pesado para você, pois ela sabe como acessar os dados que precisa. Você não precisa escrever o código do zero ou perder tempo em descobrir como conectar diferentes serviços. Desenvolvedores experientes podem obter APIs funcionando em poucas horas, se necessário.
E se você não tiver a experiência interna para integrar as APIs você mesmo? Não se preocupe, há muitas empresas que podem fazer o trabalho por você. Estes provedores de integração têm uma lista de conexões muito maior do que a padrão que seu fornecedor oferece. Se você precisar de uma integração que não esteja na lista deles, estas empresas podem criar uma solução personalizada para seu negócio. Embora tais serviços venham com uma etiqueta de preço, será mais barato do que contratar desenvolvedores freelance e gerenciá-los.
As aplicações CRM não são o único software que pode se beneficiar de uma integração mais estreita com seu sistema telefônico. Pense em outros departamentos ou equipes que dependem dos telefones para as tarefas diárias. Se você tiver um contact center para suporte ao cliente, ele é um dos principais candidatos à integração VoIP.
Muitos fornecedores de VoIP oferecem software de helpdesk que se integra com seu serviço telefônico. Um repórter de serviço que atende uma ligação do cliente pode obter acesso imediato às informações relevantes sem ter que pedir ao chamador um número de conta. Qualquer ferramenta que ajude os representantes de serviço a resolver problemas do cliente sem nenhum trabalho adicional de sua parte é uma ótima ferramenta a ter!
Se sua empresa utiliza uma aplicação específica do setor, você pode conectá-la também a seus telefones. Alguns exemplos de tais softwares incluem ferramentas de gerenciamento de propriedade, software de RH, aplicações de contabilidade, etc. Você pode agilizar as operações, reduzir o tempo necessário para completar tarefas e melhorar a eficiência entre as equipes de projeto com integração VoIP.
Toda integração VoIP não será útil para todas as organizações. Mas trazer ferramentas díspares para um todo coeso proporciona vantagens para qualquer organização. Pergunte a seu provedor de serviços sobre a integração de VoIP com outros aplicativos comerciais. Você pode se surpreender com todas as coisas que você pode fazer com ele!
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