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Durante décadas, as empresas têm usado Sistemas PABX (PBX Systems) para lidar com as comunicações. O hardware (equipamento fisico) PABX pode ser usado para rotear e distribuir ligações recebidas de linhas externas para várias linhas internas.
Ele garante que uma empresa não precisa ter uma linha separada e dedicada para cada funcionário, tornando mais eficiente o compartilhamento de linhas.
Também permite que os funcionários do escritório falem uns com os outros através de números de ramais – geralmente dois ou três dígitos – em vez de ter que discar números de telefone a cada vez.
Gradualmente, durante a última década, as organizações substituíram o PABX analógico por sistemas PABX VoIP (também conhecidos como sistemas PABX VoIP hospedados).
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O PABX VoIP – também chamado IP PABX –pode alternar entre usuários VoIP para que as linhas externas possam ser compartilhadas entre os funcionários.
Estas caixas também podem lidar com usuários tradicionais ou alternar entre usuários VoIP e usuários tradicionais. Fundamentalmente, um PABX VoIP lida com ligações VoIP da mesma forma que um PABX convencional lida com ligações analógicas.
Na maioria das vezes, a experiência do usuário final não muda. Os funcionários ainda podem atender ligações normalmente e fazer ligações para números internos ou externos discando.
No entanto, a tecnologia e arquitetura subjacentes é o que diferencia o hardware do PABX VoIP dos convencionais PABX boxes empresariais.
Um sistema telefônico VoIP normalmente consiste nos seguintes componentes:
Os telefones SIP podem ser soft clients ou telefones IP de mesa dedicados. Os pontos terminais podem até ser computadores equipados com microfones ou dispositivos móveis com clientes VoIP. O sistema PABX VoIP atua como um servidor e todos os telefones da empresa estão registrados no mesmo.
O servidor tem o banco de dados de todos os números de telefone da organização junto com os endereços SIP dos telefones dos clientes. SIP é o protocolo mais comumente utilizado para implementações VoIP e é compatível/interoperável com a maioria dos principais serviços VoIP, hardware e provedores.
As ligações recebidas são direcionadas para o usuário apropriado através da pesquisa do endereço SIP. As ligações internas realizadas são direcionadas ao funcionário específico de acordo com as respectivas configurações (ir ao correio de voz, diretamente ao telefone celular, etc.) e as ligações externas são normalmente direcionadas para o gateway VoIP
O gateway pode se conectar a ambas as linhas PSTN e ISDN, de modo que possa abranger várias redes. Por outro lado, as ligações externas também podem ser direcionadas para o destino através de um provedor de serviços VoIP.
O gateway VoIP pode ser incorporado ao próprio sistema, mas muitas organizações preferem usar os gateways fornecidos pelo provedor de serviços VoIP. Os gateways VoIP são usados para conectar o sistema com a rede PSTN.
As linhas telefônicas PSTN são normalmente conectadas ao sistema VoIP através de portas FSX e FXO, dependendo da direção da viagem. Os gateways VoIP podem estar disponíveis como dispositivos dedicados ou instalados como placas PCI.
A maioria dos recursos de PABX VoIP são controlados e configurados por software. Isto significa que o sistema não precisa ter sempre hardware dedicado.
Às vezes o PABX VoIP é simplesmente uma combinação de hardware e software instalado em um PC comum, executando as mesmas funções que um PABX VoIP normal. É referido como um PABX VoIP virtual.
Embora os sistemas VoIP PABX ofereçam muitas vantagens, a organização ainda tem que comprar, manter e atualizar o sistema periodicamente. Este processo requer recursos – capital, pessoal e tempo.
Isto abre o caminho para o PABX hospedado, onde o fornecedor irá adquirir e manter todos os equipamentos necessários para fornecer serviços VoIP e uma organização simplesmente tem que assinar um plano para começar a fazer ligações.
Todos os recursos tradicionalmente associados à caixa PABX física são fornecidos através da Internet usando tecnologia de nuvem. Isso libera os recursos da organização e eles podem ser direcionados para usos mais produtivos.
Um benefício óbvio é a tremenda economia de custos, especialmente para ligações internas e internacionais. Como estas ligações viajam pela Internet, elas são essencialmente gratuitas para os funcionários que estão registrados na mesma rede corporativa.
Da mesma forma, as ligações internacionais custarão uma fração do que é cobrado pelas operadoras já que elas não viajam através da rede PSTN.
Os sistemas PBX VoIP oferecem todas as características comerciais das quais as empresas passaram a depender. O identificador de ligações, correio de voz, teleconferência, etc. são todos suportados e os usuários não terão dificuldades em mudar para o novo sistema.
Com bastante freqüência, os recursos existentes melhoram e se integram melhor com os outros sistemas digitais que estão sendo utilizados pelas organizações. Um bom exemplo é o correio de voz que é consideravelmente melhorado com o uso do PBX VoIP
As mensagens de correio de voz podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail do funcionário, o que permite aos usuários categorizar e gerenciar seu correio de voz da mesma forma que lidam com outras mensagens de e-mail.
Além disso, os sistemas VoIP PBX permitem que os funcionários tenham controle granular sobre configurações específicas. Por exemplo, um executivo pode configurar o sistema para encaminhar automaticamente as ligações recebidas para o correio de voz durante uma determinada hora do dia, enquanto ainda permite ligações de clientes.
Alternativamente, as ligações de um determinado número podem ser encaminhadas para um dispositivo móvel, outros serão encaminhados para o número de uma secretária. Isto permite flexibilidade para funcionários que estão viajando, trabalhando de casa, operando a partir de um local do cliente, etc.
Mudar para VoIP PABX faz sentido para organizações que preferem ter controle sobre a rede da empresa. Entretanto, isso significa que a empresa tem que ter o pessoal que tenha o conhecimento e a experiência necessários para instalar e manter sistemas VoIP.
Às vezes, toda a rede terá que ser revisada para fornecer largura de banda adicional para ligações VoIP, novos telefones IP para funcionários, otimizando a rede com fio, etc., o que pode se transformar em um projeto caro e demorado.
Assim, muitas organizações – especialmente pequenas e médias empresas – preferem utilizar serviços VoIP hospedados para que possam usufruir de todos os benefícios, sem ter que se preocupar com a manutenção e a instalação.
Mesmo que a implantação final de VoIP se torne mais cara do que o planejado, ela ainda pode proporcionar enormes benefícios em termos de aumento de eficiência, redução de custos e recursos avançados.
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