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E-mail, web chats (bate-papo online), SMS, mídia social e ligações telefônicas estão se misturando cada vez mais em um ambiente de contact center omnichannel, mas como permitir uma transição suave?
Além do fax, o contact center de uma empresa no início dos anos 2000 trabalhou de forma muito semelhante a uma empresa meio século antes, ou seja, principalmente com base em ligações telefônicas e agentes humanos. Entretanto, o avanço rápido até a década de 2020, e os contact centers multicanal se tornaram um padrão.
Atualmente, a maioria dos clientes espera chegar a uma empresa através de vários canais para ter suas dúvidas respondidas. Um e-mail, WhatsApp, mídia social, web chat ou telefonema são todas formas comuns e válidas de contato com uma empresa. E é aqui que termos como multicanal e omnicanal entram na equação (multicanal e omnicanal = multichannel and omnichannel).
Quais são suas vantagens e limitações? O que você precisa para implementar uma estratégia omnichannel bem sucedida? Vamos começar com algumas definições.
A abordagem multicanal é a ordem do dia. Como sugerido anteriormente, uma empresa oferecerá uma gama de canais para suporte ao cliente e marketing. Um usuário pode enviar um e-mail com uma consulta técnica e um agente responderá, criando assim um ticket. O mesmo agente ou outro acompanhará o ticket até que o problema seja resolvido. Outro usuário pode telefonar para a empresa para solicitar uma atualização em seus serviços atuais. E ainda outro irá tweetar seu provedor para fazer uma reclamação.
Tudo isso seria um centro de contato com um serviço multicanal. Ele pode ser mais ou menos eficiente dependendo dos agentes e do fluxo de trabalho, mas sofre de algumas limitações. O que acontece em uma ligação telefônica permanece em uma ligação telefônica. O mesmo vale para a troca de e-mails. Cada um desses canais é siloado dentro da estrutura do contact center. Isto também pode gerar mensagens inconsistentes ou mesmo contraditórias entre os departamentos.
Em resumo, os contact centers multicanais compartilhariam as seguintes características:
Caso você não estivesse prestando atenção no ensino médio, “omni” significa “tudo” em latim. Portanto, de certa forma, um serviço omnichannel é muito parecido com um serviço multicanal. Você pode entrar em contato com uma empresa através de vários canais e, esperançosamente, resolver qualquer problema. A principal diferença é que agora os canais estão conectados e integrados em uma experiência única e abrangente.
Um usuário pode fazer um telefonema e receber um e-mail com as informações técnicas necessárias. Ou eles podem iniciar um web chat e depois receber uma ligação telefônica de acompanhamento. Sem costuras, integradas, unificadas ou coesas são algumas palavras usadas para descrever esta abordagem. E isso é o que os clientes já esperam.
De acordo com pesquisas da McKinsey, 86% dos clientes esperam que suas conversas se movimentem sem problemas entre os canais. Em poucas palavras: o omnichannel está gradualmente se tornando o novo normal.
Em resumo, um centro de contato omnichannel ofereceria as seguintes características
Vamos dividi-la um pouco mais em casos específicos. Em um cenário multicanal, Mary está planejando uma viagem internacional, então ela navega em um site para encontrar uma resposta a um problema de roaming com seu telefone. Depois de verificar a seção FAQs, ela abre uma janela de web chat para conversar com um agente real. Infelizmente, o agente não consegue resolver o problema, então ela agora tenta por telefone. Frustrada, ela precisa explicar seu problema de novo. O agente humano decide então que ela deve entrar em contato com outro departamento, então eles transferem a ligação.
Agora Mary precisa explicar a situação novamente a outro agente, pois o novo agente não tem acesso à transcrição do web chat ou à conversa com o agente anterior. Você pode ver como isto resulta em uma experiência insatisfatória para o cliente (CX).
Irritada, Mary passa para outra operadora de rede móvel. Desta vez, ela tem um problema com seu sinal telefônico, então ela navega pela seção FAQs e então inicia um web chat. Em seguida, vem o agente humano. Felizmente, a nova empresa mantém um registro de todas essas interações junto com seu histórico de bilhetes e outros dados. No final, seu problema foi resolvido, e sua atual operadora de telecomunicações manterá um registro de todo o processo. Isto permitirá uma experiência ainda mais suave no futuro.
To Em resumo, estas seriam as principais desvantagens de um contact center multicanal:
Juntamente com questões básicas de conveniência como a capacidade de se mover sem problemas entre canais e evitar a duplicação de conversas, há várias razões fundamentais para adotar uma abordagem omnichannel. Algumas impactam os usuários e clientes, enquanto outras envolvem o próprio negócio.
Para o usuário:
Para a organização:
Os contact centers Omnichannel são uma evolução natural em direção a um modelo centrado no cliente. Para alcançá-lo, eles precisam enfrentar seu próprio conjunto de desafios. Afinal, a complexidade da abordagem omnichannel é maior por várias ordens de magnitude. Há duas áreas principais onde uma empresa precisa se sobressair:
Treinar seu pessoal para oferecer suporte omnichannel mereceria um artigo próprio, mas há algumas dicas do lado técnico que facilitarão a vida em sua transição para um novo modelo. Aqui estão algumas das características básicas que você vai precisar:
Uma vez que você tenha resolvido o lado tecnológico das coisas, você deve aplicar várias estratégias em seu funcionamento diário. Estas são 5 formas básicas de otimizar seu centro de contato omnichannel:
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É também uma solução de comunicação multicanal, que incorpora telefone, chat, SMS e fax em uma única plataforma.
Do ponto de vista do call center e do contact center, o VoIPstudio é uma solução completa de call center telefônico que inclui uma gestão robusta das ligações entrantes, fluxos de ligações, gravação, monitoramento, rastreamento, etc.
Você pode usar nosso call center como uma solução autônoma para pequenos call centers que não requerem funcionalidades CRM. No entanto, sua vantagem mais significativa é a capacidade de integração com outras plataformas de contact center e CRMs para dar-lhes uma verdadeira dimensão omnichannel.
Como já mencionamos, o ponto central onde cada empresa deve registrar suas comunicações com seus clientes é o CRM. Aqui armazenamos todas as informações relevantes sobre nossos clientes, seus dados de contato, faturamento, comunicações feitas e muito mais.
O VoIPstudio tem conectores com outros CRMs (como Zoho ou Hubspot) e pode se conectar com qualquer outro software graças a nossas APIs. Estas integrações permitem incorporar o call center telefônico no gerenciamento omnichannel do contact center.
O VoIPstudio se encarrega de fornecer números telefônicos, definir fluxos de ligações e criar poderosos softphones que permitem gerenciar as ligações de forma eficiente e profissional. A integração com o contact center, através de funções como “click-to-call”, ou dumping de informações históricas e estatísticas, permite incorporar informações sobre cada ligação ao arquivo do cliente ou mesmo armazenar a gravação da ligações. Desta forma, você pode ter uma solução telefônica poderosa que faz parte e está totalmente integrada ao seu contact center omnichannel.
O omnichannel é para você? Não nos interprete mal. Uma abordagem multicanal pode funcionar bem, dependendo do setor e do tamanho de seu negócio. Talvez um software de bate-papo ao vivo e uma linha telefônica direta sirvam, por enquant
Entretanto, a longo prazo, um centro de contato omnichannel beneficiará toda a organização, do marketing ao suporte ao cliente e às vendas. Ele também lhe dará uma imagem mais clara das necessidades de seus clientes e dos desafios que eles enfrentam em sua jornada.
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