Leitura em 5 minutos | 07/04/2022

Dicas para a criação de uma empresa de Aprendizagem remoto

VoIP phone service background
Serviços VoIP | VoIP empresarial

O aprendizagem remoto htem explodido em popularidade nos últimos anos. Há algo para todos, quer você queira aprender uma nova habilidade ou mesmo obter um diploma. Desde tutoria remota até cursos on-line completos, há várias opções, dependendo de quanto tempo e dinheiro alguém quer gastar com o estudo.

Nunca houve um momento melhor para lançar seu próprio negócio de aprendizagem à distância. A atual pandemia forçou as empresas a repensar seus processos de treinamento e trabalho. É uma aposta segura assumir que mais empresas estarão dispostas a deixar seus funcionários trabalharem e aprenderem remotamente. É uma grande oportunidade para os criadores de conteúdo e outros que estão interessados em ensinar suas habilidades a um público mais amplo

Conteúdo de vídeo para o aprendizagem on-line

Mas mesmo que você saiba que tem as habilidades e que as pessoas querem aprender com você, como você traduz esse desejo em um modelo de negócio viável? Lançar um negócio de aprendizagem à distância é muito diferente de ter um canal no Youtube monetizado, que há muito tempo é a forma como os criadores de conteúdo ganham dinheiro on-line. Os cursos de aprendizado remoto têm que ser estruturados e oferecer mais para seu público, a fim de construir um fluxo de receita consistente.

Se você está procurando algumas dicas sobre como montar seu próprio negócio de aprendizagem remota, continue lendo!

Conheça seu público

Quem são as pessoas que estarão pagando para aprender com você? Se você já cria conteúdo em alguma plataforma e tem um público, você pode perguntar a eles. Construa um perfil do tipo de pessoa que se inscreverá para aprender as habilidades que você está ensinando. Pense em termos de características chave que o ajudarão na criação de conteúdo, como por exemplo:

  • Quantos anos eles têm?
  • De que gênero são? Esta pergunta pode nem sempre ser relevante para seu negócio
  • De onde eles estão te observando? Em outras palavras, seu público está espalhado pelo mundo ou concentrado em sua área local?
  • O que eles esperam conseguir aprendendo esta nova habilidade? Eles estão procurando avançar profissionalmente em sua carreira ou simplesmente assumir um novo hobby?
  • Com que tipo de obstáculos eles estão lutando quando se trata de aprender esta habilidade? Que áreas eles estão mais interessados em obter ajuda de você?

O que é preciso lembrar é que seu público-alvo é cerca de 20% do seu público atual. Estas são as pessoas que irão pagar para aprender algumas habilidades com você. Portanto, crie um modelo do tipo de pessoa que você está procurando alcançar. Você pode criar um pequeno perfil para ajudá-lo a planejar sua estratégia.

Por exemplo, suponha que você esteja planejando ministrar um curso sobre o básico de fabricação de papel.

Crie seus perfis de audiência

O perfil de seu público pode se parecer com este:

Mulheres/homens com renda disponível entre 25 e 65 anos de idade, localizados na América do Norte e Europa. Elas/Eles estão interessados em aprender um novo hobby e como utilizar as diversas ferramentas de forma criativa. A maioria das pessoas luta para começar, que equipamento comprar e como combinar vários meios em um projeto.

Se você está ensinando uma habilidade mais técnica, como uma linguagem de programação, então seu perfil de audiência pode ser:

Homens e mulheres jovens e profissionais de todo o mundo que estão interessados em adquirir novas habilidades para aumentar seu trabalho atual. Eles estão procurando melhorar sua proficiência e querem mudar para um novo emprego, obter uma promoção, ou de outra forma ganhar responsabilidades adicionais no trabalho. Seu treinamento pode ser parcial ou totalmente patrocinado por sua empresa.

Desenvolver uma estratégia

Com base em seu perfil de audiência, você desenvolve uma estratégia para o curso de aprendizagem à distância e o tipo de conteúdo mais adequado. Seu plano deve incluir:

  • Tipo de conteúdo: Que tipo de conteúdo é adequado para o curso? Vídeo, áudio, documentos, exercícios, questionários, etc.
  • Horários do curso: Será um curso ao vivo realizado em um horário específico, sessões pré-gravadas que eles podem assistir a qualquer momento, ou uma combinação de ambos?
  • O número de cursos: Quantos cursos, ou seja, tópicos serão abordados? O conteúdo é estruturado como vídeos/tópicos individuais que eles podem comprar e completar a qualquer momento? Você também pode criar uma série de cursos, cobrindo uma ampla gama de tópicos à medida que o público aumenta suas habilidade.
  • O modelo de preço: quanto é cada curso? Você escolhe um modelo de inscrição onde eles têm acesso enquanto pagam? Ou eles têm acesso permanente ao curso por uma taxa adiantada mais alta?

Uma vez que você tenha definido a estratégia geral, é hora de começar a criar o conteúdo real do curso!

Criar o conteúdo

Dependendo de sua estratégia, você terá que criar vários cursos. Cada curso deve ser focado em um tópico específico. Se um tópico precisa de mais tempo para ser coberto, então divida em vários vídeos. Muitos dos detalhes específicos irão variar de acordo com as habilidades que você estiver ensinando e o alcance do seu curso. 

Suponha que o curso que você está ensinando seja sobre como aprender a pintar. Ele é dirigido principalmente para iniciantes que estão aprendendo a pintar como uma saída criativa ou um hobby. Você pode querer criar 2 trilhas separadas, por assim dizer. Uma se concentraria na pintura em aquarela e a outra na pintura a óleo. Cada uma destas diferentes trilhas poderia ter seus próprios cursos em várias partes cobrindo vários tópicos, como suprimentos, assuntos, onde encontrar inspiração e motivação, iniciar um novo hábito criativo, etc.

Naturalmente, o número e a duração de cada curso depende da natureza do tópico. Um curso de aprendizagem de uma linguagem de programação destinado a estudantes universitários pode ter dezenas de vídeos. Cada vídeo pode apresentar aspectos diferentes da programação com problemas ou exercícios cada vez mais complexos para o aluno.

Você também pode querer dividir um tópico realmente amplo em pedaços mais manejáveis e de tamanho reduzido. Idealmente, cada vídeo deve conter itens de ação específicos que os estudantes podem realizar até o final. As pessoas que concluem o curso devem ser capazes de tirar 2 – 3 importantes habilidades essenciais que os ajudarão a chegar onde eles querem estar.

Decidir sobre uma plataforma

Existem tantas plataformas online diferentes que permitem criar e vender seus cursos. Elas lhe dão todas as ferramentas que você pode precisar em um só lugar. Eles cuidam dos detalhes como a criação de uma plataforma de pagamento, fornecendo fóruns para seus alunos discutirem seus cursos, ou enviando notificações quando um vídeo é carregado.

Entretanto, estas plataformas também têm certas restrições que você pode não querer. Por ser uma plataforma de terceiros, você pode não ser capaz de fazer tudo o que quiser, da maneira que você quiser. Quer você escolha ou não uma plataforma específica, é sempre uma boa idéia ter seu próprio website para que os estudantes possam facilmente encontrar informações relevantes.

Hospedando seus próprios cursos

Esta opção leva tempo, dinheiro e esforço para ser construída. Você precisa ter algumas habilidades quando se trata de gerenciar o site, estabelecer pagamentos, criar contas para os estudantes que se inscrevem, e assim por diante. O benefício desta abordagem é que você tem controle total sobre o conteúdo do curso. 

Usando uma plataforma de terceiros

Esta abordagem é útil quando você não tem habilidades técnicas ou prefere se concentrar na criação de um bom conteúdo de curso. Por esta vez, você conta com a experiência comprovada de alguém que hospeda cursos para milhares de outros criadores.

Sistema de comunicação

Agora chegamos às comunicações, a peça final do quebra-cabeça. Um negócio de aprendizagem à distância gira em torno de uma comunicação eficaz. Seus alunos precisam de várias ferramentas para se comunicar com você e uns com os outros, se necessário. A maioria dos cursos de e-learning (aprendizagem remoto) tem pelo menos algumas das seguintes características:

  • Um fórum para discussão e colaboração
  • Um lugar para enviar (fazer upload) seus resultados e enviar tarefas
  • Um método para entrar em contato com você se eles tiverem problemas durante o curso
  • Um processo para obter feedback privado e pessoal sobre seu progresso
  • Diretrizes e dicas úteis para completar os cursos com sucesso
  • Ligações de vídeo ou áudio instantâneas para se comunicar com o instrutor
  • Bate-papo ao vivo para obter respostas a questões problemáticas

Um sistema telefônico baseado em VoIP pode reunir muitas dessas características em um único lugar. Você pode integrar videoconferências, chamadas de áudio em grupo e funcionalidade “click-to-call” para seu website. Isto permiteo configurar vários processos para todas as formas de comunicação entre você e os estudante. A melhor parte dos sistemas telefônicos VoIP é que você pode comprar tantos recursos quantos você precisar. À medida que seu negócio de aprendizagem remota cresce, você pode adicionar mais recursos premium conforme necessário. Você pode começar pequeno e adicionar ou remover recursos conforme a necessidade.

Como você pode ver, iniciar seu próprio negócio de aprendizagem à distância requer tempo e esforço. Mas as recompensas valem a pena. Em um mundo onde todos querem melhorar suas habilidades em algo, você pode ensinar as habilidades que conhece a um público muito mais amplo através da tecnologia. Você não está mais restrito por localização ou mesmo por fusos horários. Ensine às pessoas o que elas precisam saber a partir do conforto de sua casa e do conforto delas!

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