Leitura em 5 minutos | 23/06/2022

Como funciona um sistema VoIP

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia VoIP | VoIP | VoIP empresarial

O VoIP mudou a maneira como consumidores e empresas utilizam a comunicação por voz. Fazer ligações telefônicas nunca foi tão barato e, graças ao VoIP, elas incluem novos recursos que as fazem evoluir.

A forma como os sistemas telefônicos VoIP funcionam é completamente diferente dos sistemas analógicos aos quais estamos acostumados nas últimas décadas. Por um lado, a VoIP não requer uma infra-estrutura ou linhas telefônicas separadas, mas funciona sobre a estrutura existente que é usada para fornecer a Internet para uma grande parte do mundo.

É exatamente por isso que se chama Voz sobre Protocolo Internet: as ligações VoIP são transmitidas através da Internet em vez de linhas de cobre. Além disso, embora o VoIP ofereça muitas vantagens, sua maior força é que ele se baseia neste protocolo e não em padrões de telecomunicações.

Como o VoIP cresceu em popularidade e uso, não há muitas pessoas que entendem como funciona. Para o consumidor médio não importa, pois eles podem viver sem realmente entender como a VoIP funciona, mas é essencial que os executivos entendam o sistema antes de implementá-lo.

Comutação de pacotes vs. comutação de circuitos

Normalmente, as ligações feitas em uma linha telefônica fixa viajam através de circuitos TDM para conectar duas pessoas em distâncias longas ou curtas. O sinal de voz é transmitido como está e o circuito permanece aberto enquanto a ligação telefônica continua.

O VoIP utiliza a tecnologia de comutação de pacotes, ou seja, da mesma forma que outros dados são enviados pela Internet, como o e-mail.

Como a Internet não foi desenhada para a comunicação de voz em tempo real como VoIP, vários protocolos foram desenvolvidos e implementados para facilitar as ligações por internet de voz nos últimos anos.

Funcionamento básico dos sistemas VoIP

Durante uma ligação VoIP, os sinais de voz são convertidos em pacotes de dados que depois viajam independentemente um do outro até o destino. Lá eles são remontados e convertidos novamente em sinais de áudio que podem ser ouvidos pelos humanos..

Com os dados da Internet, não importa muito em que ordem os pacotes são recebidos ou se alguns pacotes são descartados, aqueles que não são entregues serão simplesmente reenviados.

Com a comunicação em tempo real este não é o caso: os pacotes têm que ser remontados em uma ordem específica para fazer sentido para a pessoa. Além disso, a falta de pacotes pode levar ao silêncio ou a conversas agitadas.

Cada dispositivo registrado em uma rede VoIP tem um endereço IP único que é atribuído dinamicamente, ou seja, não é permanente como um número de telefone. Quando uma ligação VoIP é iniciada, um sinal é enviado a um switch de software que conhece o endereço IP atual de vários pontos terminais VoIP (telefone de mesa, telefone celular, computador, etc.).

Se o comutador de software não tiver essa informação, o pedido é transmitido mais adiante até chegar a um comutador que tenha os dados. Uma vez encontrado o outro ponto final, uma conexão é estabelecida e a comunicação de voz bidirecional pode começar.

Partes do sistema VoIP

Códices (codecs)

Os codecs são algoritmos de software que comprimem sinais de áudio e os convertem em pacotes de dados que podem ser transmitidos pela Internet. Esses mesmos algoritmos também funcionam no destino para reconverter os dados em áudio.

Alguns codecs não comprimem os dados que podem melhorar a qualidade de áudio, mas acabam usando grandes quantidades de largura de banda para uma ligação telefônica. Para permitir múltiplas ligações simultâneas, os codecs mais comumente usados dependem de compressão.

Os provedores devem encontrar o equilíbrio certo entre compressão e qualidade, a fim de oferecer conversas audíveis que não prejudiquem a largura de banda da Internet.

Protocolos

Há vários elementos que fazem parte do sistema VoIP: terminais, comutadores de software, software, codecs, etc.

Também temos os protocolos necessários para garantir que estas peças de hardware e software possam trabalhar em conjunto para completar uma ligação. Estes protocolos são usados para definir padrões que ditam como os dispositivos podem se conectar uns aos outros, como os pontos finais são identificados e quais codecs de áudio usar.

H.323 e SIP são dois dos protocolos mais utilizados, mas eles têm diferenças significativas. Enquanto o H.323 foi originalmente projetado para videoconferência e posteriormente adaptado para ligações VoIP, o SIP foi desenvolvido especificamente para permitir a comunicação de voz em tempo real através da Internet. Além disso, o H.323 é um padrão de telecomunicações e foi criado pela União Internacional de Telecomunicações, enquanto o SIP foi padronizado pela Internet Engineering Task Force.

QoS ou qualidade do serviço

Como o VoIP usa tecnologia de comutação de pacotes, os problemas que afetam os pacotes de dados podem afetar as ligações de voz. Por exemplo, o tremor, a latência, a perda de pacotes, etc. são bastante comuns na Internet, mas os processos normais não são normalmente afetados.

No entanto, estes problemas se tornam importantes nas ligações telefônicas. A alta latência significa que as pessoas que telefonam terão atrasos: o usuário de uma ponta começará a falar pensando que a outra pessoa terminou quando de fato não o fez.

A instabilidade da ligação ocorre quando os pacotes são recebidos na ordem errada ou são atrasados, interrompendo o fluxo da conversa. Da mesma forma, pacotes descartados podem resultar na perda de algumas palavras ou sentenças inteiras.

Os provedores VoIP utilizam o monitoramento de ligações para garantir a qualidade do serviço ou QoS. Para fazer isso, vários algoritmos são usados para determinar a qualidade média de uma ligação que é ligação de MOS ou Mean Opinion Score.

As empresas que utilizam VoIP hospedado estão à mercê dos provedores quando se trata de ter uma configuração de QoS adequada, embora algumas mudanças dentro de sua própria rede também possam contribuir para a qualidade de voz.

A maioria dos consumidores e empresas muda para VoIP porque o custo é mais baixo em comparação com o serviço telefônico tradicional. Embora os preços baixos sejam a maior força do VoIP, a qualidade da ligação pode ser uma de suas fraquezas.

É uma das principais razões que as pessoas citam quando trocam de fornecedores VoIP, especialmente em empresas, pois a comunicação de voz em casa é a espinha dorsal de muitos fluxos de trabalho. Apesar disso, a constante inovação dentro da indústria VoIP garante que a tecnologia continuará a melhorar e a maioria dos usuários do mundo não voltará para o antigo sistema telefônico.

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