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As ligações ou mensagens indesejadas têm sido um problema histórico para a sociedade humana. Estamos acostumados a lidar com vendedores de porta em porta, correio não desejado em nossas caixas de correio e anúncios em nossas telas de televisão. Na verdade, cada nova mudança na tecnologia parece apenas colocar mais uma ferramenta no arsenal dos remetentes de spam. Quem entre nós pode afirmar nunca ter recebido mensagens de spam em nossas caixas de entrada de e-mail ou mesmo nossos feeds nas redes sociais?
Com o VoIP ganhando terreno constantemente ao redor do mundo, devemos nos preparar para um bombardeio de nossos sistemas telefônicos com ligações de spam. Muitos de nós nos lembramos de ter que lidar com telemarketers, mas as ligações de spam VoIP são na verdade muito piores.
O spam nos sistemas VoIP é chamado de SPIT – (SPam over Internet Telephony) e embora ainda não seja um problema das mesmas proporções que o spam por e-mail, ele vai piorar. Os analistas prevêem que o crescimento e a popularidade dos sistemas VoIP levará a um aumento correspondente nas ligações indesejadas. Algumas pessoas se perguntam por que isto deveria ser um problema – afinal, os telemarketers podem ser um incômodo, mas certamente não são ameaças ativas a uma empresa em circunstâncias normais.
Infelizmente, a tecnologia VoIP é vulnerável ao SPIT devido a muitas razões:
Você pode estar se perguntando por que não podemos simplesmente usar os mesmos métodos para o SPIT que usamos para combater o spam de e-mail. E-mail e ligações de voz são diferentes tipos de canais de comunicação com seus próprios protocolos, métodos e infra-estrutura. Isto significa que os métodos que usamos em um sistema não serão eficazes em outro.
Por exemplo, a principal defesa contra o e-mail é a filtragem de conteúdo. ISP e provedores de e-mail implantam softwares e aplicativos que verificam automaticamente as mensagens de e-mail em busca de palavras-chave e padrões que sugerem spam e o impedem de chegar à sua caixa de entrada.
Este método falharia para VoIP porque este último é sensível ao tempo. Se você interceptar a ligação para análise primeiro, o usuário final vai ver uma diferença. Não importa se você receber uma mensagem de e-mail alguns segundos depois, mas esses preciosos segundos contam em uma ligação telefônica.
Outra razão é que você não pode filtrar ligações de voz até saber o conteúdo e não pode saber o conteúdo até que o usuário atenda a ligação! Até lá já é tarde demais, pois o spammer já interrompeu o usuário com sucesso.
É claro que ainda não é tudo sombrio e fatídico. Por um lado, o SPIT não é na verdade um problema global na escala do spam. As ligações spam em redes VoIP acontecem, mas não na mesma medida que o spam por e-mail. Em segundo lugar, proteger as redes corporativas em geral – não apenas contra spammers – deve oferecer proteção suficiente para seus sistemas por enquanto.
Os fornecedores estão tentando desenvolver soluções inovadoras para o SPIT em uma tentativa de proteger os clientes de tais problemas, mesmo antes que eles saiam do controle. Afinal de contas, todo o modelo de negócios deles está em jogo aqui. Algumas soluções bloqueiam que os chamadores de spam toquem seu telefone com base em características comportamentais como o uso de palavras, histórico anterior e assim por diante..
Outras ferramentas comuns que já são empregadas para proteger sistemas como lista branca e lista negra de certas faixas de IP também podem ser eficazes contra o SPIT. De fato, o protocolo padrão SIP – usado pela grande maioria dos sistemas de telefonia IP – tem algumas disposições para lidar com o SPIT.
O problema com spam de qualquer tipo é que as empresas estão muitas vezes um passo atrás dos golpistas. Em essência, estamos tentando resolver os problemas de ontem, enquanto o outro lado já avançou para uma nova técnica. No entanto, manter nossas redes remendadas/atualizadas com segurança, alertar os usuários e outras medidas gerais de segurança funcionarão para combater o spam VoIP em qualquer forma
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