Leitura em 5 minutos | 30/12/2020

Com VoIP os custos empresariais descem?

VoIP phone service background
Serviços VoIP

A atualização para uma nova tecnologia, seja para uso pessoal ou comercial, é muitas vezes uma proposta dispendiosa.

A atualização para uma nova tecnologia, quer seja para uso pessoal ou comercial, é muitas vezes uma proposta cara. Mesmo que seja um sistema operativo de última geração, atualizações de aplicações de software ou atualizações de hardware (televisores, smartphones, computadores portáteis, etc.). Comprar a última geração requer mais dinheiro do que simplesmente manter as opções existentes, especialmente na fase inicial de adoção da tecnologia.

Ao contrário das tendências comuns, a atualização para VoIP pode poupar-lhe dinheiro mesmo que não inclua o custo de comprar novo hardware ou aumentar a velocidade da sua ligação ou a largura de banda da Internet.

Os utilizadores podem pagar menos pelo mesmo volume de chamadas telefónicas que anteriormente, porque os fornecedores VoIP podem aproveitar as redes IP existentes, contornando os operadores telefónicos tradicionais que operam em todo o mundo. Isto significa que os utilizadores não têm de pagar encargos adicionais com base na distância, limites geográficos ou tempo. Como as chamadas VoIP são transmitidas através da rede pública da Internet, ou da intranet da empresa local, os operadores não têm de manter uma infra-estrutura separada para linhas telefónicas e de dados.

As chamadas de voz são tratadas de forma semelhante a outros pacotes de dados, tornando a transmissão a longas distâncias mais fácil. A utilização de VoIP pelos consumidores e pelas empresas são duas categorias distintas dentro da indústria que, atualizando para VoIP, podem poupar aos utilizadores centenas de milhares de euros por ano.

Como é que o VoIP poupa dinheiro para os utilizadores domésticos?

Pagar menos por chamadas locais e internacionais

Tradicionalmente, os operadores telefónicos cobravam as chamadas telefónicas separadamente, dependendo se eram feitas com o mesmo código de área ou com números de outros países. No caso de chamadas VoIP, a distância e o tempo já não importam.

Dependendo do plano de assinatura de cada cliente, os consumidores podem fazer chamadas nacionais e internacionais ilimitadas por um preço fixo ou pagar preços incrivelmente baixos por chamada. Alguns fornecedores de VoIP acrescentam mesmo uma certa quantidade de minutos gratuitos quando os utilizadores compram o seu telefone.

Freelancers, Empresários e Contratados

As funções básicas fornecidas num telefone fixo não são geralmente suficientes para os trabalhadores independentes e as empresas domiciliárias. No entanto, a obtenção de uma linha de negócio é normalmente mais cara e nem toda a gente a podia pagar.

Com o VoIP, estes utilizadores podem usufruir de características comerciais melhoradas, tais como correio de voz visual e reencaminhamento de chamadas pelo mesmo preço que uma linha doméstica.

Como é que o VoIP poupa dinheiro para as empresas?

Taxas de longa distância

Atualmente, mesmo as pequenas e médias empresas podem ter clientes, parceiros ou fornecedores em vários países de todo o mundo. A comunicação por voz é uma parte integrante de qualquer negócio e as tarifas telefónicas podem facilmente somar milhares de euros por mês em cada linha.

Mas com as implementações VoIP, as cargas de longa distância simplesmente desaparecem. As chamadas telefónicas para clientes em certos países podem ser oferecidas gratuitamente (especialmente em países como o Canadá, México, etc.) e as empresas podem normalmente comprar minutos em grandes quantidades e com antecedência a preços incrivelmente baixos.

Para além das tarifas das chamadas internacionais, as chamadas telefónicas efetuadas pelos funcionários entre si não são normalmente faturadas. Uma empresa que utiliza VoIP não tem de pagar por chamadas entre escritórios, mesmo que tenha vários escritórios em todo o país e alguns empregados a trabalhar a partir de casa, locais de clientes ou locais remotos.

Muito poucas organizações ainda operam no modelo tradicional de escritório único onde todos os empregados vêm trabalhar todos os dias, a VoIP permite flexibilidade nas chamadas de voz para refletir novos fluxos de trabalho.

Centros de atendimento, equipas de vendas, clientes e apoio técnico

Alguns departamentos, tais como vendas e apoio técnico, dependem mais das chamadas telefónicas do que outros, tais como os Recursos Humanos. Não só fazem mais chamadas telefónicas diariamente, como também precisam de funções específicas tais como filas de agentes, estacionamento de chamadas, etc.

Embora as linhas comerciais de um operador telefónico tradicional ofereçam esta funcionalidade melhorada, eram também caras. Cada elemento foi carregado separadamente e os técnicos teriam de configurar e instalar novo equipamento para o ativar. O VoIP não só simplifica todo este processo, como pode ser gerido individualmente através de painéis em linha, tornando rentável a sua adição quando necessário e não um minuto antes.

Isto significa que as empresas não pagam por linhas, características ou capacidades não utilizadas, mas apenas por aquelas que estão efetivamente a utilizar, além disso, não têm de se comprometer com qualquer contrato antecipadamente e podem simplesmente fornecer novas linhas ou minutos no dia em que são necessárias.

Os call centers podem tirar o máximo partido da atualização para a tecnologia VoIP, muitos operadores VoIP oferecem suites de comunicação completas que combinam todas as características necessárias para que o call center seja um pacote feito à medida.

Isto permite à empresa criar um escritório virtual muito rapidamente em vez de adicionar centenas de linhas a um novo edifício especificamente para alojar o departamento de serviço ao cliente.

Funções avançadas: videoconferência, presença, comunicação unificada, etc.

As organizações empresariais de hoje devem ser flexíveis, ágeis e recetivas. Necessitam de acesso a funcionalidades avançadas, tais como videoconferência ou comunicação unificada, para funcionarem de forma mais eficiente e eficaz. Estas ferramentas já não são um luxo que só as grandes organizações podem pagar, mas tornaram-se uma necessidade para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Graças à rapidez das inovações na indústria VoIP, todos podem dar-se ao luxo de utilizar algumas ou todas as funcionalidades para serem mais competitivos. As chamadas em conferência podem ser agendadas em tempo real, onde os participantes podem participar mesmo que estejam a utilizar os seus telemóveis. Também podem ser feitas chamadas de e para qualquer parte do mundo.

A melhor parte é que o VoIP integra estas características a um custo muito baixo em vez dos preços exorbitantes cobrados pelos operadores anteriores. A implementação de tais características já não requer que a organização faça um investimento substancial de capital em novo equipamento ou assine contratos plurianuais com transportadoras.

Os fornecedores de VoIP geralmente não requerem contratos, o que significa que as empresas podem facilmente mudar se encontrarem uma alternativa melhor. Se uma organização descobre que já não utiliza uma funcionalidade, pode simplesmente retirá-la do plano de subscrição, um movimento que pode, em última análise, poupar-lhe milhares de dólares ao longo dos anos.

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