Leitura em 5 minutos | 30/12/2021

Ligação WiFi: o que é e como pode ajudar as empresas?

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP

A tecnologia mudou a forma como nos comunicamos no local de trabalho de muitas maneiras. A atual pandemia forçou as empresas e seus funcionários a abraçar o escritório virtual, com todos os prós e contras que o acompanham. E se há algo crucial para um escritório virtual de sucesso, são as tecnologias e processos de comunicação. 

O que é a ligação wifi?

A ligação sem fio está em toda parte, mesmo se você acha que nunca a utilizou. Skype ou Facetime são excelentes exemplos de aplicativos de consumo que permitem ligações wifi. Há também muitos sistemas focados em negócios que utilizam ligações wifi para uma comunicação de baixo custo e sem interrupção

Ligações wifi é exatamente o que está escrito usar redes wifi para transportar suas ligações para outras pessoas em vez de uma rede telefônica tradicional (telefones fixos, torres de celular). Isso significa que a ligação wifi é uma vantagem quando você está em áreas de baixa cobertura ou locais onde as redes de operadoras não funcionam muito bem (porões, elevadores, áreas rurais, etc.).

Como fazer ligações wifi

Do ponto de vista do usuário final, uma ligação wifi não é diferente de uma ligação normal. Você disca o número desejado, espera que a pessoa atenda e inicia uma conversa. A principal diferença está por trás da tela.  A ligação usa sua conexão de rede wifi para rotear a chamada em vez da rede de sua operadora.

Na maioria dos casos, você pode continuar usando os recursos habituais de chamadas como chamadas de 3 vias, ligar o viva-voz, silenciar a si mesmo, etc. É uma  ótima alternativa quando se tem uma cobertura de telefone celular irregular, mas está conectado a uma rede wifi forte.

E se o seu sinal wifi não for muito forte? Habilitar ligações wifi não significa que todas as ligações passam pela rede wifi. A maioria dos telefones procurará o sinal mais forte ao iniciar uma ligação e usar essa rede. Algumas vezes pode ser as torres de celular de sua operadora, outras vezes será sua rede wifi. Assim, ativar este recurso apenas acrescenta outra opção, ela não é padrão para o uso de rede wifi.

Quais telefones suportam ligações wifi? 

A maioria dos smartphones modernos que usam as plataformas iOS ou Android suportam ligações wifi em termos de hardware. Você talvez tenha que verificar também se sua operadora o oferece como um recurso. Normalmente não há custos extras para usar ligações wifi, já que as ligações usam seu sinal wifi. 

Se o suporte a ligações wifi for importante para você, é uma boa idéia verificar o website de sua operadora e ver se o modelo que você tem é suportado. A maioria das operadoras suporta ligações wifi, mesmo que elas se refiram a ele por algum outro nome. 

Como ativar ou desativar a ligação wifi

A ativação ou desativação deste recurso varia de acordo com o modelo do telefone mas muitas vezes você pode encontrá-lo na área de configurações em conexões, ligações ou redes. Pode levar um pouco de escavação, mas haverá uma configuração para ligar a ligação wifi. Você não precisa reiniciar seu telefone ou ligar para o provedor para ativá-lo.

A diferença entre VoIP e ligação WIFI

O termo ligação wifi era praticamente desconhecido há alguns anos, mas hoje em dia, a maioria dos modelos de telefones e operadoras o suportam.  O termo em si é novo, mas a tecnologia que o alimenta deve ser familiar aos gerentes e especialistas em telecomunicação – VoIP. Sim, a ligação wifi usa a tecnologia VoIP para encaminhar uma ligação de seu telefone celular através de uma rede wifi ao invés de redes de operadoras. 

Então, por que ele precisa de um nome separado? Isso porque as ligações wifi foram desenvolvidas por operadoras como uma alternativa aos aplicativos VoIP de consumo popular, como o Skype. Quase todas as ligações VoIP de empresas ou consumidores precisam de um aplicativo separado instalado em seu telefone ou laptop. Para serem competitivas, as operadoras desenvolveram ligações wifi que funcionam automaticamente em seu telefone.

Assim, quando as pessoas falam sobre ligações VoIP, estão se referindo a uma plataforma ou aplicativo separado em seu aparelho. Mas quando se referem a ligações wifi, é o recurso de marca da operadora que funciona automaticamente quando você faz uma ligação para alguém.

Vantagens da ligação wifi

muitos benefícios no uso de ligações wifi para uso pessoal ou comercial.

Melhora a qualidade da ligação

Quando você faz uma ligação com seu dispositivo móvel, a qualidade da ligação depende da força do sinal do celular. Se a cobertura em sua área for inconsistente, é mais provável que a ligação caia ou seja ruim. A ligação wifi pode melhorar a qualidade da ligação, especialmente se você tiver um sinal wifi forte em comparação com a cobertura da operadora.

Não é necessário fazer o download do aplicativo

Ao contrário da maioria das aplicações VoIP de consumo, você não precisa baixar mais um aplicativo em seu telefone para usar ligações wifi. Tudo o que você precisa fazer é habilitar o recurso e fazer ligações como de costume.

Não utiliza os minutos de ligação

Como as ligações utilizam sua conexão wifi, ela não utiliza seus minutos de plano de ligações. Embora algumas operadoras possam contá-la para o seu limite mensal. É sempre melhor verificar com seu provedor, a menos que você tenha um plano de ligações ilimitado. 

As ligações internacionais são mais baratas

Mesmo que as operadoras limitem as ligações internacionais utilizando a rede wifi, a maioria das ligações dentro e para os Estados Unidos são gratuitas. It means você não precisa se preocupar em aumentar as tarifas quando viaja ou se comunica com parceiros comerciais. 

Sem taxas ou encargos adicionais

As ligações Wifi não incorrem em nenhum custo adicional ou recursos premium. Você não precisa nem mesmo entrar em contato com seu provedor para ativá-lo. É uma configuração simples que você pode encontrar no aplicativo de configurações do seu telefone. 

Utiliza seu número de telefone atual

Não há necessidade de mudar seu número de telefone para usar a ligação wifi. Como não há nenhum aplicativo separado para instalar, você não precisa criar outro login e senha. Isso elimina o risco de segurança de esquecer sua senha ou ter que mudar uma configuração para cada ligação que você fizer.

Ótima alternativa para cobertura defeituosa

Com que freqüência você já se encontrou em uma área onde o sinal da célula é fraco ou inexistente? É especialmente útil para os usuários que viajam para trabalhar em áreas rurais ou distantes. Se você fizer principalmente ligações desde casa, a maioria das ligações pode passar pela rede wifi, pois é provável que você esteja a menos de 50-100 pés do roteador.

Preservar a bateria

O que acontece quando você está em uma área com fraca cobertura de celular? Seu celular gasta muita bateria tentando se conectar ao melhor sinal e rede. A habilitação de ligações wifi minimiza o esgotamento da bateria para que você não fique sem bateria quando precisar dela.

As desvantagens da ligação wifi

Restrições de ligações internacionais

As ligações Wifi podem fazer algumas ligações gratuitas ou mais baratas do que a média, mas ainda há muitas restrições nas ligações internacionais. A maioria das ligações internacionais não pode ser completada usando apenas ligações Wifi, portanto, as operadoras ainda cobram por elas. Muitas vezes é menos caro do que sem ligações Wifi, mas ainda é algo que você precisa considerar se está planejando confiar em ligações Wifi.

Sinal wifi fraca

Enquanto a ligação wifi é uma ótima alternativa para quando você tem uma cobertura fraca, nem sempre é superior a uma ligação regular. A melhor qualidade de ligação vem quando você usa a ligação wifi de sua casa. Mas quando você estiver usando redes wifi públicas como em um café ou aeroporto, você pode não ter a largura de banda para suportar ligações. Pense em todas as pessoas que tentam se conectar e usar dados na rede, portanto não se surpreenda se sua ligação cair. 

Contar com ligações wifi em tal situação pode significar um desastre, especialmente se você estiver fazendo ligações comerciais. Não apenas parecerá pouco profissional, mas você também perderá preciosos minutos de reunião apenas tentando reconectar-se e continuar a conversa.

Hotspots públicos wifi

Embora os locais públicos de conexão wifi tenham aumentado na última década, eles ainda não são totalmente universais. Mesmo que você consiga se conectar a um, a velocidade e a largura de banda podem não suportar ligações wifi. Além disso, o uso de locais de acesso wifi públicos apresenta riscos de segurança para ligações comerciais.

Nem todos os modelos/operadoras suportam ligações wifi

O suporte para ligações wifi está crescendo, mas muitos modelos de telefones mais antigos não o suportam. As grandes redes de operadoras o suportam, mas as pequenas operadoras regionais podem não suportar. 

São as ligações wifi adequadas para uso comercial?

Apesar dos benefícios das ligações wifi, o VoIP ainda é a melhor opção para as empresas. Por quê?

Com as ligações wifi, você não tem nenhuma garantia de qualidade de voz, segurança, ou desempenho geral. Seus funcionários têm que confiar em suas operadoras para completar as ligações. Se o recurso parar de funcionar ou uma ligação não se conectar, você não tem nenhuma opção de suporte técnico

Outro problema é com o número de telefone. A ligação Wifi usa o número de telefone do funcionário, não aquele que você deseja que ele use para fins comerciais. Se seu pessoal estiver contatando clientes, você prefere que eles usem o número da empresa. Os aplicativos VoIP permitem que os usuários façam ligações a partir de seus dispositivos pessoais usando o número correto da empresa. 

Além disso, a ligação wifi carece de vários recursos que fazem parte do serviço VoIP padrão, como correio de voz visual, encaminhamento de ligações, toque multi-dispositivo, videoconferência, etc. 

Mesmo para uma pequena empresa, os  benefícios do serviço VoIP de nível empresarial não podem ser superestimados. As ligações Wifi são geralmente perfeitas para ligações pessoais ou para viagens ocasionais, mas para uma experiência consistente, basta utilizar o serviço VoIP para sua empresa.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!