Leitura em 5 minutos | 25/12/2021

Auriculares para VoIP empresarial: comparação e vantagens

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP | VoIP empresarial

Até agora, a maioria das organizações empresariais já trocaram de telefones fixos para sistemas telefônicos VoIP. A tecnologia permite aos usuários fazer e receber ligações em seu computador, sem a necessidade de um telefone fixo ou instrumento telefônico dedicado. O VoIP é muito mais econômico que os telefones fixos analógicos e você pode reduzir o custo de aquisição de equipamentos ou linhas telefônicas.

Dito isto, você ainda pode comprar ou usar acessórios VoIP que melhoram a experiência de ligações para os usuários. Fones de ouvido VoIP, aplicativos móveis e telefones de conferência ajudam as empresas a tirar mais proveito de seu sistema VoIP.

O que é um fone de ouvido VoIP?

Enquanto muitas ligações VoIP acontecem entre dois computadores, você também pode ligar para telefones fixos e celulares através de VoIP. Uma das maiores vantagens do VoIP é que os Pontos Finais (onde as ligações começam e terminam) podem ser qualquer coisa, não necessariamente um computador. Pode ser um laptop, um computador de mesa, um telefone VoIP de mesa, um telefone celular ou um fone de ouvido VoIP. 

Muitas empresas gostam de fornecer telefones VoIP a certos usuários que fazem muitas chamadas durante o dia de trabalho. Um escritório pode ter uma mistura de telefones VoIP, computadores, fones de ouvido VoIP e telefones de conferência, dependendo de seu orçamento e necessidades.

Então, o que é exatamente um fone de ouvido VoIP? Um fone de ouvido VoIP típico tem um pequeno fone de ouvido (o dois) e um mini-microfone que permite aos usuários fazer chamadas VoIP. A maioria dos fones de ouvido são similares aos fones de ouvido sem fio usados para telefones celulares ou até mesmo para telefones fixos. A maior diferença é que eles são otimizados para trabalhar com a tecnologia VoIP.

Como funcionam os fones de ouvido VoIP?

Os fones de ouvido VoIP não são hardware muito complicado. Eles normalmente consistem de um ou dois fones de ouvido e um microfone. Um fone de ouvido VoIP pode se conectar ao seu computador ou telefone através de uma porta USB. Ele permite a comunicação com o dispositivo base e também pode carregar o fone de ouvido enquanto ele estiver conectado.

Os fones de ouvido sem fio perdem os fios e geralmente usam Bluetooth para se conectar com o dispositivo básico. Ele elimina a necessidade de ficar perto de seu computador e permite que os usuários andem por aí enquanto estão em uma ligação. Mas isso significa que o fone de ouvido precisa ser carregado separadamente quando a bateria estiver fraca.

A maioria dos fones de ouvido VoIP são plug and play, não exigindo nenhuma instalação ou configuração para os usuários. Entretanto, alguns fones de ouvido podem vir com drivers (sistemas) para compatibilidade ou pequenos aplicativos que oferecem recursos adicionais.

Benefícios do uso de fones de ouvido VoIP

Os fones de ouvido VoIP oferecem muitos benefícios para aqueles que fazem muitas ligações durante o dia, especialmente aqueles no atendimento ao cliente, vendas e outras funções voltadas para o cliente. Mesmo que você não faça muitas ligações, alguns usuários gastam muito tempo apresentando para suas equipes ou treinando outros funcionários remotamente. Os fones de ouvido VoIP são acessórios ideais para aumentar o conforto, a produtividade, e eliminar alguns dos inconvenientes de atender as ligações.

Mantenha-se conectado

Imagine uma pessoa de suporte técnico que precisa atender chamadas dos clientes ao longo do dia. Eles podem facilmente perder ligações caso se afastarem de seu computador, mesmo que por um minuto. Os fones de ouvido VoIP permitem que os usuários atendam as ligações rapidamente, de onde quer que estejam. Eles não precisam correr de volta ao computador para falar com os clientes. Você pode até mesmo configurar o fone de ouvido para atender uma ligação automaticamente, embora a maioria dos fones de ouvido tem um botão para iniciar e terminar as ligações.

Ligações em modo mãos-livres

Lembra-se quando você tinha que segurar um fone de ouvido de forma desajeitada ao lado da orelha quando precisava tomar notas? Ou o desconforto se você estiver em uma longa teleconferência? Diga adeus a esses dias com fones de ouvido VoIP. Os fones de ouvido VoIP são destinados a serem usados durante horas a fio, por isso são desenhados com o conforto em mente. Fones de ouvido acolchoados e fitas de cabeça leves significam que você pode tomar notas enquanto estiver em uma chamada sem nenhum tipo de malabarismo!

Melhor qualidade de chamada

Com uma conexão rápida à Internet e largura de banda suficiente, as ligações VoIP são praticamente indistinguíveis dos telefones fixos. No entanto, você ainda pode ter ruído de fundo de outras pessoas no escritório ou mesmo do trânsito. Os fones de ouvido com cancelamento de ruído podem ajudar a melhorar a experiência de ligações para todos os usuários eliminando ruídos externos.

Estes fones de ouvido também permitem que os usuários posicionem o microfone perto da boca quando estiverem falando. Ele garante clareza e elimina o eco. Os fones de ouvido VoIP são melhores do que usar um computador e caixas acústicas para ligações telefônicas, especialmente se você precisar que a conversa permaneça confidencial ou privada.

Produtividade 

Os fones de ouvido VoIP melhoram a produtividade para todos os usuários, mais ainda para aqueles que fazem dezenas de chamadas durante o dia. Eles permitem que os funcionários realizem múltiplas tarefas durante uma chamada. Eles podem tomar notas para que não percam detalhes importantes. Eles podem sair de seu computador para apresentar a um público remoto ou escrever algo em um painel. Eles facilitam a conversa em modo mãos-livres e oferecem mobilidade, para que os usuários não fiquem presos às suas mesas. Se você tiver 5 agentes de suporte técnico, você pode facilmente economizar centenas de horas em uma semana apenas mudando para fones de ouvido VoIP ao invés de telefones de mesa.

Diferentes tipos de fones de ouvido

Você pode categorizar os fones de ouvido VoIP com base em diferentes parâmetros, como conectividade, estilo de fone de ouvido e características de microfone.

Com ou sem fio

Os fones de ouvido com fio precisam de uma conexão com o telefone ou computador através de um cabo. O tipo de conexão pode ser um conector de 2,5 mm, conector de 3,5 mm, USB ou micro USB, ou até mesmo adaptadores proprietários específicos do provedor. Os conectores específicos do fornecedor o travarão em seu ecossistema, tornando dispendiosa a troca de aparelhos para que não sejam muito populares.

Os fones de ouvido sem fio normalmente dependem de Bluetooth, mas alguns também podem usar a tecnologia DECT. Ele elimina a necessidade de fios, mas introduz a necessidade de monitorar a carga da bateria. Se você esquecer de carregar o fone de ouvido, pode perder tempo precioso antes de uma reunião ou conferência.

Monoauricular vs biauricular

Os fones de ouvido monoauriculares possuem apenas um fone de ouvido que pode passar sobre a orelha direita ou esquerda. Muitas pessoas preferem isto, pois deixa uma orelha livre para responder a seu chefe ou colegas no escritório. Entretanto, se você trabalha em um ambiente ruidoso ou ao lado de outras pessoas também ao telefone, então os fones de ouvido biaurais são o caminho a seguir. Eles oferecem dois fones de ouvido para que você obtenha melhor clareza sonora e volume.

Cancelamento de ruído

O microfone é tão importante quanto o fone de ouvido

para os Fones de Ouvido. O microfone de voz padrão não inclui nenhum recurso de cancelamento de ruído. Se isto não for importante para você, estes fones de ouvido são normalmente menos caros. Os fones de ouvido com cancelamento de ruído utilizam tecnologia de filtragem para minimizar o ruído de fundo. Embora mais caros, eles são indispensáveis para aqueles que viajam para o trabalho ou cujo ambiente de trabalho é ruidoso.

Além disso, você também pode encontrar braçadeiras de microfone móvel em alguns fones de ouvido. Ele permite que você posicione o microfone perto da boca quando estiver em uma chamada e longe quando precisar fazer algo como tomar café.

Tipos de fones de ouvido

Os fones de ouvido VoIP vêm em dois estilos de uso distintos. Um é a configuração padrão dos fones de ouvido como os fones de ouvido musicais típicos. Eles oferecem algumas almofadas ao redor dos fones de ouvido e uma faixa de cabeça projetada para uso prolongado. Os usuários podem ajustar o ajuste da faixa de cabeça alongando-a ou encurtando-a. 

Os fones de ouvido sobre a orelha descansam em qualquer orelha ou dentro da orelha, conforme o caso. Algumas pessoas não gostam do peso de uma faixa de cabeça ou da sensação de duas peças cortando-as de seu entorno. Estes fones de ouvido permitem ligações com as mãos livres enquanto ainda permitem que os usuários mantenham uma orelha fora para o chefe! Alguns fones de ouvido alternam até mesmo entre os dois estilos, de modo que você pode selecionar qual modo precisa para a ligação.

Os melhores fones de ouvido VoIP para seu negócio

melhor fone de ouvido VoIP para seu negócio depende de vários fatores, inclusive:

  1. Orçamento
  2. Opções de conectividade
  3. Funcionalidades
  4. Qualidade do som
  5. Tempo de recarregamento de bateria
  6. Portabilidade

Você pode obter fones de ouvido com qualquer combinação de características como sem fios, sobre o ouvido, fone de ouvido com cancelamento de ruído ou com fio, dois fones de ouvido com braço flexível para microfone. De modo geral, os fones de ouvido sem fio e com cancelamento de ruído são mais caros. Você também pagará mais por fones de ouvido compactos que cobram rapidamente ou oferecem acessórios adicionais como um controle remoto. 

Você pode querer headsets com fio baratos para alguns funcionários e investir em headsets mais sofisticados para executivos. O Logitech H600 e o Logitech H390 e ambas boas opções se seu orçamento for inferior a US$ 100. Eles são confortáveis para uso prolongado e o primeiro tem até mesmo opções sem fio ou com fio.

Se a qualidade sonora ou cancelamento de ruído for mais importante, então o Microsoft LifeChat LX-6000 ou or Plantronics Voyager Stereo 4220 UC são a escolha ideal. O fone de ouvido Microsoft é bastante acessível (menos de $50), mas o preço da Plantronics é um pouco mais alto (ao redor de $150). 

Para usuários que valorizam a mobilidade, o alcance sem fio e os tempos de carga podem ser bastante cruciais. Nesse caso, o Plantronics CS540 oferece um bom alcance de até 350 passos. Por outro lado, o Sennheiser SC 630 oferece tempos de recarga realmente rápidos (1 hora) e o Sennheiser MB 660 UC MS permite até 30 horas de tempo de conversação em uma única recarga. 

Não há um único fone de ouvido VoIP melhor para todos os usuários em todas as circunstâncias. Nem todos valorizam as mesmas características em um fone de ouvido. Portanto, escolha cuidadosamente e ajude seus funcionários a aproveitar ao máximo seu sistema telefônico comercial.

Se você precisar de mais informações ou ajuda para selecionar o melhor fone de ouvido para sua empresa, por favor entre em contato conosco no VoIPstudio.com

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!