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Um dos principais requisitos para qualquer tecnologia implementada numa empresa é a fiabilidade, ter a tecnologia mais recente é inútil se não funcionar corretamente ou quando é necessária. Por vezes, o software e o hardware requerem manutenção ou tempo de paragem para atualizações, patches de segurança, etc. Embora possam sempre ser agendados com antecedência ou se possa encontrar uma alternativa.
As paragens inesperadas, erros pontuais ou frequentes, bloqueios ou falhas de hardware podem causar frustração, interromper processos de trabalho e incorrer em mais custos. A interrupção do serviço pode ser um pequeno inconveniente para os consumidores, mas pode ter um impacto mais generalizado nas empresas.
Antes de avaliar a fiabilidade da VoIP para as empresas, devemos separar a tecnologia VoIP do momento em que esta é implementada na empresa.
Há muitos fatores que afetam a fiabilidade de um sistema, e no caso da VoIP, estes podem ser categorizados em termos de se são uma característica do próprio sistema ou se surgem como resultado de configurações individuais de implementação.
Para melhor compreender isto, podemos comparar o VoIP com outras inovações, tais como os protocolos de chamadas móveis que amadureceram até uma fase em que a tecnologia é de confiança. No entanto, o serviço experimentado por clientes individuais dependerá da rede ou empresa específica em que se encontram. Por conseguinte, um indivíduo pode experimentar um mau serviço (cobertura de reserva, falta de torres de células ao alcance, etc.) de um determinado portador, embora a própria tecnologia seja fiável.
Nesta altura, sugerimos também a leitura do artigo sobre se e como as empresas podem confiar na VoIP.
O VoIP é baseado em protocolos da Internet. As primeiras implementações do sistema costumavam ter uma má qualidade de chamadas, ligações e conversas abandonadas. No entanto, houve muitas melhorias desde então e o protocolo é agora muito mais estável.
Isto significa que a maioria dos fatores que afetam a fiabilidade do serviço VoIP dependem da rede de dados individual e da configuração, ou configuração, da implementação particular.
Quando olhamos para o aspeto da implementação da VoIP, alguns fatores dependem do negócio e outros são controlados pelo fornecedor do serviço.
Uma vez que a maioria das empresas está a considerar serviços VoIP hospedados em vez de sistemas locais, é importante avaliar a fiabilidade do serviço do fornecedor antes de fazer uma compra.
Em geral, as empresas não podem alterar os codecs de áudio ou o hardware em que o serviço VoIP funciona. Cabe ao prestador de serviços assegurar que o serviço que prestam é fiável e não deixa subitamente de funcionar, razão pela qual os acordos de serviço são tão importantes.
Por outro lado, se a empresa depende de um sistema VoIP também depende da rede de dados e das velocidades da Internet que prestam o serviço à empresa. Ligações lentas à Internet e congestionamento da rede podem reduzir rapidamente a qualidade de áudio e levar à perda de chamadas, ligações perdidas, ou outros problemas.
Não tem nada a ver com a fiabilidade da própria tecnologia. Na maioria dos casos, a otimização das suas definições de QoS ou a comutação para uma ligação de maior velocidade resolverá estes problemas.
No final do dia, a fiabilidade da VoIP pode variar com as implementações individuais, mas no geral, a tecnologia e o serviço são sólidos, uma vez que as empresas não precisam de se preocupar com a falha inesperada do sistema ou com as interrupções nas tarefas diárias de trabalho.
No início da instalação de VoIP, muitas empresas têm sérias dúvidas sobre se é ou não fiável e sobre a qualidade das chamadas. A tecnologia e a indústria como um todo percorreram um longo caminho desde então e o VoIP pode ser mais fiável do que outros sistemas como o POTS.
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