Leitura em 5 minutos | 06/04/2022

8 passos para uma ligação segura utilizando SIP trunking

VoIP phone service background
Hardware VoIP | Serviços VoIP | Tecnologia VoIP

O protocolo de iniciação de sessão (SIP) trunking está reunindo muita conversa. Algumas partes se preocupam que ele possa expor áreas de vulnerabilidade. Isso poderia levar a fraude telefônica e espionagem corporativa.

Há o medo de que você dê acesso a terceiros às suas conversas telefônicas. Mas, apesar das preocupações, a aceitação das tecnologias SIP trunking está em ascensão. Pesquisas mostram que em 2023, os números podem chegar a US$ 12,70 bilhões, contra US$ 7,63 bilhões em 2018.

Nosso artigo mostrará como montar seu SIP trunking com segurança. Argumentamos que você pode proteger suas redes e linhas telefônicas com tais tecnologias. Mas, para obter o máximo dele, você deve integrá-lo bem com seus procedimentos organizacionais.

Ele ajuda a remover quaisquer vulnerabilidades. As brechas podem estar contribuindo para a percepção negativa do mercado de trunking SIPS.

Temos um serviço de SIP Trunking com uma plataforma econômica, confiável e rica em recursos para as empresas. GoTrunk oferece recursos de comunicação empresarial com uma série de benefícios. GoTrunk é uma ótima alternativa ao VoIPstudio, nosso cloud VoIP service (serviço VoIP na nuvem), para aqueles que preferem manter seu PABX interno (em casa/escritorio). Para mais informações sobre como escolher a melhor solução para você, veja nossa análise sobre SIP e VOIP.

Passos para configurar seu SIP Trunking

O SIP trunking é o processo de fornecer acesso à rede telefônica regular (PSTN) através de uma conexão de banda larga à Internet. Ela permite muitas conexões de uma linha através do uso de largura de banda (bandwidth).

Evita-se a dependência de linhas de comunicação individuais de entrada. Proporciona economia de custos para a empresa e é excelente para escalonar a comunicação.

Vamos mergulhar nos passos que você precisa seguir para configurar seu SIP turnking.

1. Atualização de firmware e software

O software baseado em nuvens pode apresentar áreas de fraqueza das quais os cibercriminosos podem tirar proveito. Você tem que se manter atualizado com as atualizações de seu firmware e software. Ele lhe dá acesso aos mais recentes recursos de segurança.

Os desenvolvedores procuram por patches ou falhas que possam criar áreas de insegurança. Determine que tipo de sistemas você tem em suas redes. Isso inclui comunicações unificadas (UC), gerenciamento de retenção de clientes (CRM) e PABX (PBX).

Mantenha-se em dia com as últimas atualizações. Ajuda você a lidar com qualquer possibilidade de fraude de portagens.

2. Utilizar somente conexões seguras

As práticas organizacionais podem ser o elo mais fraco quando se trata de ciber-segurança. Muitos fatores contribuem para as vulnerabilidades.

Tais incluem a força de trabalho remota ou móvel e as políticas “Bring Your Own Devices (BYOD)”. Também não podemos ignorar SaaS baseados em nuvens e brechas nas redes internas. As empresas têm que lidar com uma maior demanda por funcionalidades de rede.

No entanto, as mesmas são os principais campos de caça para os hackers. Eles procuram por brechas que lhes dêem acesso às suas redes. Em seguida, eles têm como alvo os dados corporativos e as contas de comunicação.

As conexões SIP passam pela Internet. Isso significa que qualquer desafio de segurança na Internet pode encontrar seu caminho para o trunking. Os hackers podem direcionar os pacotes de dados que resultam em violações ou perda de informações.

A empresa também não estará a salvo de espionagens ou bisbilhotices. Ela poderia ser usada por outras organizações, tais como agências de inteligência.

As empresas devem investir em protocolos de conexão segura. Você tem opções como camadas de soquetes seguros para trabalhadores remotos. As redes privadas virtuais também fornecem mais segurança. É crucial desencorajar o uso de redes wifi públicas ou inseguras.

Considere o uso de Socks proxys para uma segurança extra. Você pode navegar pelo espaço digital em total anonimato. Você não precisa se preocupar com hackers vendo sua localização através de seu endereço IP.

O Proxy também criptografará os dados, garantindo assim a segurança de suas informações. Outras medidas de segurança incluem firewalls, anti-vírus, e até mesmo anti-spyware.

3. Seja exigente com seu provedor SIP

Escolha o fornecedor SIP certo para sua organização. Habilite seus firewalls para que somente conexões confiáveis tenham uma entrada. Você também precisará adicionar os provedores à lista branca de IP. Tomar este passo crítico lhe permitirá bloquear quaisquer contas que você não tenha autorizado.

4. Use seu endereço IP para autenticar contas

É fundamental para proteger sua rede IP (IP Network). Uma maneira é limitar o endereço IP que você permite acessar seus recursos telefônicos. Esta pode não ser a melhor prática, mas é, pelo menos, um passo inicial.

Ela fornece uma maneira de rastrear e atribuir privilégios àqueles que podem ligar ou enviar mensagens usando seus recursos.

Mas o desafio surge quando você tem usuários remotos que fazem login com endereços IP dinâmicos. Você tem a opção de colocar na lista negra aqueles que podem apresentar áreas de ameaça.

Reserve um tempo para encontrar as ferramentas certas para verificar os arquivos de log. Algumas ferramentas também podem bloquear o acesso após tantas tentativas de senha. Isto funciona bem para hackers que executam uma série de combinações para encontrar a senha correta.

5. Escolha as senhas corretas

Você sabe que pode levar minutos para que um hacker descodifique sua senha? Os criminosos cibernéticos estão aumentando os níveis de sofisticação ao utilizar tecnologias avançadas.

No entanto, muitas pessoas também facilitam o acesso dos hackers. Poucos levarão tempo para inventar senhas complexas. Você pode ser responsável por reverter para as de costume. Isso inclui datas de aniversário, datas de comemorações ou combinações de nomes. Na pior das hipóteses, você usa a mesma senha para muitas contas.

Uma combinação de letras, números e símbolos para suas senhas é sua melhor aposta. Você deve ter uma senha única para todas as áreas, incluindo correio de voz e telefones. Não fique apenas com uma senha. Faça dela uma prática padrão para sempre mudá-la.

Você pode se salvar do trabalho de lidar com questões SIP e VoIP com estes simples passos.

Note que Gotrunk tem a senha do serviço de administração que você precisa para garantir e não compartilhar as credenciais Gotrunk com outras pessoas. Mas também há credenciais SIP para seu PABX, é extremamente importante que as credenciais SIP do tronco não sejam confiáveis sob implantações PABX ou compartilhá-las com serviços de suporte externo.

6. Entenda como funcionam sua mídia e seus provedores de sinalização

Antes de se inscrever em qualquer prestador de serviços, dedique um tempo para entender como eles funcionam. Verifique também o que eles têm para lhe oferecer como cliente. As necessidades de sua organização determinarão os serviços de trunking SIP que você optar.

Vários fatores devem guiar seu processo de pensamento. Você, por exemplo, tem clareza sobre como eles enviam as ligações? Você pode solicitar segurança extra através de criptografia ponta?

Alguns provedores utilizam informações dissociadas em dois fluxos para ligações ou dados de voz. Se um hacker ganha acesso no nível do provedor, tudo o que eles vêem são IDs e números. Eles não obtêm acesso ao áudio, que pode conter informações críticas.

7. Fazer download do código fonte a partir de repositórios confiáveis?

Há muitos repositórios de código fonte disponíveis online, desde GitHub e Bitbucket até os menos conhecidos, porém úteis, que atendem a necessidades específicas. Cada um apela para diferentes usuários e seus projetos específicos: projetos de código aberto, projetos multi-desenvolvedores, e muito mais. Embora tenha muitos hosts diversos para escolher, o problema está em determinar o repositório seguro e de código de suas necessidades.

Finalmente, vimos algumas implantações de PABX enlatado que às vezes já estão infectadas com Malware. Isto poderia fazer com que seu PABX pudesse ser usado para processar ligações Spam e se acostumar com seu crédito de ligações uma vez que você conecte o serviço de tronco.

Recomendamos enfaticamente que você só baixe os arquivos de instalações PABX do site do fabricante ou de uma fonte confiável. Também, se você estiver ampliando seu PABX com pacotes, por favor, use apenas repositórios confiáveis.

8. Ao implantar o PABX, siga os guias de endurecimento dos fabricantes (proteção).

Cada fabricante de PABX tem guias de recomendações e procedimentos de endurecimento. Antes de colocar seu PABX sob o ambiente de produção, revise estes procedimentos e recomendações para garantir que sua implantação cumpra os requisitos de segurança. Veja alguns exemplos:
3cx 
Free PABX (PBX) community
Asterisk PBX systems
Yeastar

Últimas reflexões

Você deve manter suas redes a salvo de fraudadores e cibercriminosos. Começa com a segurança de seu SIP e de todo o sistema. Analisamos vários passos para o SIP trunking acima. Ao implementá-las, você pode ter certeza de conexões telefônicas mais seguras.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!