Leitura em 5 minutos |

5 Mitos comuns sobre VoIP – Qual é a realidade?

VoIP phone service background
Serviços VoIP | VoIP | VoIP empresarial

Países em todo o mundo – e muitos estados nos EUA – estão estabelecendo datas para o fim da humilde linha terrestre. Muitas pessoas já nem se lembram mais de usar uma linha fixa. Todos os sinais apontam para a VoIP como o futuro da comunicação por voz. Apesar deste impulso, algumas empresas continuam a evitar esta nova tecnologia. Por que esta hesitação em se juntar ao resto do mundo?

Pode muito bem ser devido a vários mitos e equívocos em torno da VoIP. É surpreendente, considerando que a tecnologia já existe desde os anos 90. No entanto, a VoIP continua sendo um mistério para alguns. Vamos dar uma olhada mais de perto em alguns mitos e dissipá-los, certo?

Mito 1: VoIP tem má qualidade de áudio

Se você é um daqueles que experimentaram VoIP nos anos 90, você provavelmente se lembra de toda a experiência. Você mal conseguia ouvir a outra pessoa e foi quando a ligação realmente foi feita. Você pode ter ouvido ecos e ruídos de fundo ou ter experimentado atrasos. Se essas lembranças estão impedindo você de atualizar, é hora de dar uma olhada mais de perto no VoIP.

A tecnologia não é mais nova e sem testar. Tanto a velocidade da Internet quanto a dos fornecedores de VoIP melhoraram bastante, quase sem reconhecimento. Os provedores descobriram as razões da má qualidade de áudio e implementaram estratégias criativas para superá-las. A maioria dos fornecedores de reputação oferecerá testes gratuitos ou demonstrações de seus serviços. Teste seu sistema por si mesmo para confirmar que o VoIP pode oferecer áudio cristalino!

Mito 2: VoIP é muito técnico para mim

Não é difícil perceber por que esta concepção errônea continua a persistir. Comece uma conversa sobre VoIP e você se afogará rapidamente em um mar de acrônimos. Isto, por sua vez, leva muitas pessoas a pensar que você precisa de especialistas ou conhecimentos técnicos profundos para implantar a VoIP dentro da empresa. Felizmente para você, não é a realidade em absoluto.

Se você optar por serviços VoIP hospedados – como muitas empresas fazem – você não precisa entender mais do que o básico. A primeira coisa que você precisa saber é que o SIP (Session Initiation Protocol) é o padrão da indústria e você precisa de telefones compatíveis com SIP para fazer ligações VoIP (ou PC-Celular). A segunda coisa que você tem que verificar é que sua rede de internete é rápida e tem largura de banda suficiente para VoIP. Seu fornecedor se encarrega de tudo o resto. Falando sério, é realmente tão simples assim começar!

Mito 3: O VoIP não tem as funcionalidades A, B, C

Este é mais um coldre comum desde os primeiros tempos da VoIP. Houve um tempo em que os sistemas VoIP não podiam suportar fax, integração com outros sistemas, ligações de emergência e vários outros recursos herdados. Se sua empresa depende de um desses recursos, então é claro que você não preferiria atualizar. Esses dias, no entanto, já se foram há muito tempo.

Os serviços VoIP atuais suportam o fax digital, que é mais fácil e mais conveniente do que o processo tradicional. O MCC também determina que os fornecedores de VoIP devem fornecer uma forma de discagem de emergência chamada E911. Se existe alguma característica que sua empresa não pode operar sem, tenha certeza de que haverá uma maneira de implementá-la no VoIP.

Mito 4: A VoIP é insegura por causa da Internet

Não é de surpreender que muitas pessoas desconfiem da VoIP porque ela corre pela Internet. Notícias recentes também contribuíram para este medo. Mas se isto for realmente verdade, então o envio de e-mails on-line é igualmente ruim. Mas as empresas continuam a utilizar o e-mail e os serviços na Nuvem. Por quê?

A verdade é que a VoIP é como qualquer outra aplicação da Internet. É tão seguro ou inseguro quanto você o faz. Os fornecedores hospedados implementam vários níveis de ferramentas de segurança para garantir que suas ligações sejam seguras e privadas. Desde que você utilize tecnologias modernas de segurança como firewalls, criptografia, autenticação adequada, etc. O VoIP pode ser ainda mais seguro do que o RTCP (Telefonia Tradicional).

Mito 5: O VoIP não é para os meus negócios porque: X

Muitas empresas continuam a evitar a VoIP porque pensam que não precisam dela. Talvez você tenha exigências de conformidade das autoridades reguladoras. Alguns proprietários pensam que a VoIP não é adequada para uma pequena empresa. Outros acham que não podem arcar com um sistema inteiramente novo. Algumas pessoas até pensam que não precisam de VoIP porque seu sistema existente funciona.

É verdade que muitas empresas têm requisitos de conformidade, especialmente se você opera nos setores de saúde ou educação. Mas você pode encontrar bons fornecedores que cumprem tais requisitos. A VoIP é barata para começar e também reduzirá suas contas mensais. Ele também é adequado para empresas de qualquer tamanho devido à sua flexibilidade.

O resultado final é que, mesmo que seu sistema atual funcione, haverá um futuro quando ele parar. Nesse momento, o VoIP será sua única opção, já que a RTPC (telefonia tradicional) não vai ficar por muito tempo. Não é melhor ser pró-ativo e mudar antes que isso aconteça?

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!